O chefe da diplomacia de Timor-Leste, Bendito dos Santos Freitas, manifestou publicamente a preocupação do país no que diz respeito à situação de instabilidade vivida na Guiné-Bissau.
O representante timorense defendeu uma evolução na Guiné-Bissau no “sentido da normalidade e da paz”, cita a “RFI”.
“Para Timor-Leste, e também para a comunidade [CPLP], é uma situação preocupante. Nós queremos que haja uma situação que torne à normalidade em que haverá paz e respeito pelos direitos do Estado de Direito Democrático e o funcionamento das instituições democráticas”, afirmou.
As declarações foram feitas esta semana em Lisboa, à margem de uma visita à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
“Todos nós estamos a seguir as notícias. Todos temos que pensar também numa ideia, numa saída. Como é que nós todos podemos apoiar em conjunto a trazer uma solução à situação da Guiné-Bissau”, deixou a questão no ar.
Desde de janeiro de 2024 que o Ministério do Interior da Guiné-Bissau proibiu manifestações nos espaços públicos em todo o país. A justificação dada para esta decisão foi a de que se encontram em curso operações de busca e apreensão de armas de fogo no território guineense.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.