Fornecedora de óleo de palma para Nestlé e Kellogg’s está ligada ao desmatamento no Peru em relatório — TradingView News
Um fornecedor de marcas como Nestlé, Kellogg’s e Colgate tem cultivado óleo de palma em terras desmatadas em uma das áreas mais bem preservadas da floresta amazônica do Peru (link), disse um grupo ambientalista em um relatório investigativo (link) lançado na quarta-feira.
O fornecedor peruano Ocho Sur e empresas relacionadas desmataram mais de 130 quilômetros quadrados(50 milhas quadradas) na região de Ucayali, no Peru, com a maior parte da destruição ocorrendo desde 2012, a Agência de Investigação Ambiental sem fins lucrativos(AIA) disse no relatório. Essa é uma área com mais que o dobro do tamanho de Manhattan.
O óleo de palma pode ser encontrado em produtos de consumo, desde xampus até barras de chocolate.
Ocho Sur, em comunicado à Reuters, disse que organizações sem fins lucrativos tentaram prejudicar sua reputação com falsas acusações e que tinha todas as licenças ambientais necessárias desde a aquisição do terreno em 2016.
A empresa disse que não expandiu sua área de plantio desde então, reflorestou áreas sem cobertura florestal e mantém áreas protegidas na Amazônia.
“Ocho Sur apoia o seu compromisso com a biodiversidade e com a preservação da floresta”, afirmou.
A Ocho Sur é uma empresa privada apoiada por investidores norte-americanos, segundo seu site. Em comunicado no ano passado, a empresa negou ter desmatado qualquer terreno adicional.
As investigações levadas a cabo por organizações sem fins lucrativos sobre empresas alimentares examinaram minuciosamente a ligação muitas vezes obscura entre a desflorestação, um dos principais contribuintes para as alterações climáticas, e os alimentos no prato dos consumidores.
Desde 2020, grupos sem fins lucrativos como Greenpeace e Mighty Earth vinculam supermercados (link), comerciantes de grãos (link) e frigoríficos (link) ao desmatamento da Amazônia, à medida que essas organizações procuram pressionar as empresas a obterem fontes sustentáveis.
A Colgate-Palmolive CL e a Kellanova KN, fabricante dos produtos da marca Kellogg, disseram em declarações separadas que investigariam as alegações feitas no novo relatório. A Nestlé disse que investiga as alegações à medida que surgem, mas se recusou a comentar especificamente sobre Ocho Sur.
A desflorestação em Ucayali está a invadir as porções de maior biodiversidade da floresta amazónica, perto do ponto onde esta se encontra com a Cordilheira dos Andes, de acordo com Yadvinder Malhi, ecologista da Universidade de Oxford que não esteve envolvido no relatório da EIA.
“Este é provavelmente o motor de evolução de maior sucesso no planeta Terra”, disse Malhi sobre a região.
Cerca de 300 espécies de árvores podem ser encontradas em um único terreno de floresta tropical nativa, disse Malhi. A região também abriga macacos-aranha peruanos ameaçados de extinção e tamanduás gigantes ameaçados.
A Amazônia Ocidental é muito úmida e o solo é muito pobre para ser adequado para fazendas de gado ou plantações de soja que devastaram a Amazônia brasileira a leste. Mas essas condições são favoráveis às palmeiras.
O desmatamento alegado no relatório teria sido ilegal no momento em que foi realizado, uma vez que as empresas envolvidas não conseguiram concluir um estudo adequado do solo e obter uma licença de alteração do uso da terra, segundo a EIA.
O Congresso do Peru legalizou retroativamente em janeiro o desmatamento anterior em todo o país.
A Colgate-Palmolive disse que não tinha conhecimento prévio das acusações. A empresa disse que um de seus fornecedores diretos fez algumas compras à vista da Ocho Sur em 2022. A Ocho Sur não está listada na última divulgação de fornecedores de 2023 da Colgate-Palmolive. A empresa disse que pedirá ao seu fornecedor direto que investigue as acusações.
A Nestlé disse que investiga as alegações à medida que surgem e que os fornecedores devem corrigir a situação ou correm o risco de perder os negócios da Nestlé.
Kellanova disse que não tem um relacionamento direto com a Ocho Sur, mas que se envolveria com seus fornecedores que tivessem.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.