O primeiro barco-museu do mundo vai passar por Portugal
A embarcação chama-se Art Explorer, vai percorrer 15 países ao longo de dois anos e tem capacidade para receber dois mil visitantes por dia.
Visitar uma exposição sobre a água está prestes a tornar-se real. É já no final do mês de março que um catamarã adaptado como museu vai dar início a uma viagem de dois anos pelo mundo, anunciou a fundação francesa Art Explora esta quinta-feira, 1 de fevereiro.
A embarcação, chamada Art Explorer, vai percorrer os portos de 15 países até 2026, incluindo uma rápida passagem por Lisboa, ainda sem data divulgada. Projetado pelos arquitetos Alex de Beaufort e Guillaume Verdier, a embarcação tem 46 metros de comprimento e 18 de largura.
Com capacidade para receber cerca de dois mil visitantes por dia, o barco-museu vai abrir uma exposição imersiva dedicada a figuras femininas de diferentes culturas mediterrâneas. A mostra “Presentès” foi elaborada a partir dos acervos do Museu do Louvre e permite uma reflexão sobre o papel e a representação das mulheres, através de uma experiência educativa e sensorial.
O programa vai estar dividido em dois momentos principais. O primeiro é a exposição imersiva, que acontece no coração do catamarã, onde os visitantes são envolvidos numa viagem sensorial. O segundo é um documentário, que pode ser visto na parte de trás do barco, que dá voz às mulheres, envolvendo-as num diálogo entre as obras de arte apresentadas na mostra e as suas próprias vidas. O filme tem aproximadamente sete minutos de duração.
Além das tecnologias audiovisuais digitais, o museu apresenta uma “odisseia sonora” onde os visitantes podem explorar as sensações do Mediterrâneo e descobrir novas paisagens sonoras, imaginárias ou reais.
A embarcação vai partir de Malta no dia 31 de março, fará uma escala em Veneza em abril e só depois será oficialmente inaugurada em Marselha, a 6 de junho. Ainda segundo o itinerário do festival, vai fazer paragens no porto de Valência, Tânger, Beirute e Atenas. É possível acompanhar a viagem online.
Os bilhetes para visitar o museu vão ser colocados à venda em breve.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.