Partidos realizam comício apesar de proibição – DW – 28/01/2024

Os partidos da Renovação Social (PRS) e Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) realizaram, no sábado (27.01), um comício popular em Bissorã, apesar de este tipo de ações políticas estarem proibidas pelo Governo.

No dia 15 de janeiro, o Ministério do Interior e Ordem Pública anunciou a proibição de qualquer manifestação pública ou comício político em todo o território nacional e por um período indeterminado.

A medida, anunciada pelo Comissário Nacional da Polícia de Ordem Pública (POP), Salvador Soares, tem como base a situação de segurança no país que o Ministério do Interior considera atualmente precária.

Comício sem interrupção

Este sábado, em Bissorã (norte), o PRS e a APU-PDGB realizaram um comício popular com milhares de pessoas, sem que tenham sido importunados pela polícia.

Liga Guineense defende consolidação da democracia no país

This browser does not support the video element.

Os dois partidos integram o Governo de iniciativa presidencial, entretanto, instituído pelo chefe de Estado guineense, de quem o líder da APU-PDGB, Nuno Nabiam, é conselheiro especial com regalias de primeiro-ministro.

Manifestação proibida

A polícia guineense proibiu, no entanto, no dia 18, uma manifestação pacífica convocada pela Plataforma Aliança Inclusiva (PAI — Terra Ranka), vencedora das eleições legislativas de junho passado, evocando a interdição de aglomerações públicas de pessoas.

A manifestação deveria ter lugar em Bissau para a PAI- Terra Ranka protestar contra a decisão do Presidente Umaro Sissoco Embaló de dissolver o Parlamento em dezembro e demitir o Governo que tinha sido eleito em junho.

A PAI-Terra Ranka tem protestado contra a dissolução do Parlamento e a queda do seu Governo, por considerar que são medidas inconstitucionais.

A Constituição guineense veda a dissolução do Parlamento 12 meses depois das eleições legislativas.

Bissau: Dissolução do Parlamento é “golpe contra democracia”

This browser does not support the video element.

 

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.