Diário
Together International enviou equipamentos destinados a hospitais da zona Centro do país lusófono. Equipa da ONG parte no próximo domingo para Guiné, onde vai trabalhar num projeto de prevenção da diabetes
Fotógrafo: Together International
A organização não-governamental Together International preparou um contentor com equipamentos médicos que saiu esta quinta-feira de Mangualde, onde a instituição tem a sua base logística. Os materiais têm como destino Guiné-Bissau.
Este é um dos projetos da Together International que vão ser realizados naquele país lusófono. A ONG que tem sede em Viseu também vai estar no terreno a partir do próximo domingo num projeto de dois anos que visa prevenir e detetar casos de diabetes junto dos guineenses.
Em declarações ao Dão Digital, o presidente da Together, Ricardo Bordón, revelou que, entre os materiais entregues, estão camas articuladas e macas destinadas a unidades de saúde da região Centro da Guiné-Bissau.
“Este contentor tem sobretudo equipamentos médicos que são necessários para apetrechar vários hospitais e que vão parar à zona Centro da Guiné-Bissau. Temos aqui macas, camas articuladas, colchões, equipamento para o controlo da diabetes, equipamento para equipar uma sala de espera dos doentes e três macas ginecológicas que vão dar apoio a consultas de planeamento familiar”, disse.
Ricardo Bordón realçou que o sistema de saúde em Guiné-Bissau é “muito frágil” e acredita que os equipamentos que saíram de Mangualde vão “fazer a diferença” na saúde dos habitantes do país. “O próprio Estado tem poucos recursos alocados à saúde e esta é uma forma de mitigar as condições dos doentes”, afirmou.
Os equipamentos doados pela Together International são disponibilizados por unidades de saúde portuguesas, incluindo o Hospital de Viseu, e também pela população. Depois de reciclados, os mesmos são enviados para países mais desfavorecidos.
Além do envio de equipamentos médicos, uma equipa da Together parte no próximo domingo (28 de janeiro) para a Guiné-Bissau, onde vai implementar o projeto “Empoderar as comunidades para prevenção e cuidados da diabetes”, financiado pelo Instituto Camões.
A iniciativa, com foco na prevenção, sensibilização e rastreio da diabetes, tem a duração de dois anos e a Together International vai estar representada por cinco elementos.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.