Cabo Verde quer ultrapassar pela terceira vez a fase de grupos no CAN

Dia D para Cabo Verde que inicia, este domingo, 14 de Janeiro, a participação no Campeonato Africano das Nações frente ao Gana, em Abidjan, a capital marfinense.

Publicado a:

1 min

Cabo Verde participa pela quarta vez, a segunda consecutiva no Campeonato Africanos das Nações de futebol após 14 anos de ausência.

Os Tubarões Azuis estão presentes pela quarta vez sendo que a última participação foi em 2022 no CAN que decorreu nos Camarões.

Cabo Verde, com quatros edições, tem o mesmo número de participações do que a Guiné-Bissau e ainda está longe da selecção lusófona com o maior número de presenças no CAN, Angola, com nove.

Os melhores resultados foram alcançados por Cabo Verde, em 2013, e por Angola, em 2008 e em 2010, que chegaram aos quartos-de-final quando a prova, após a fase de grupos, ia directamente para os quartos, sendo que neste momento, com o CAN disputado entre 24 equipas, há oitavos-de-final que foram acrescentados.

A Selecção Cabo-Verdiana, nas três anteriores participações, apurou-se duas vezes para a fase seguinte da prova e apenas uma vez ficou sempre pela fase de grupos, tendo no total, duas vitórias, seis empates e três derrotas. Os cabo-verdianos sofreram 9 golos e marcaram seis tentos em onze encontros.

De notar ainda que no último jogo, em 2022, a equipa foi eliminada pelo Senegal, com uma derrota, por 2-0, frente aos vencedores do derradeiro CAN.

Esta noite, pelas 20 horas, hora local e TMG, em Abidjan, capital económica da Costa do Marfim, os Tubarões Azuis vão tentar inverter o favoritismo que pode ter o Gana, visto que os ganeses venceram quatro vezes o CAN.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.