“Salvou meu filho”: mãe usa carro elétrico para ligar máquina de diálise em meio a apagão na Austrália | Tecnologia
Em meio à queda de energia causada por fortes tempestades e inundações nos últimos dias em Queensland, na Austrália, algumas cenas atípicas se tornaram comuns: portões elétricos sem funcionar, fossas sépticas cheias de água, aparelhos de ar-condicionado e eletrodomésticos desligados — inclusive a geladeira, com comidas da ceia das festas de fim de ano em risco pela onda de calor. Mas um caso chamou a atenção: o de um menino de 11 anos que precisava passar por uma diálise no dia do Natal. Sem eletricidade, sua mãe, Kristy Holmes, apelou a um carro elétrico para ligar a máquina de diálise que salvaria a vida de seu filho.
Veículos elétricos equipados com o sistema VTOL (Vehicle-To-Load) podem ser usados em situações de emergência para fornecer eletricidade para dispositivos como laptops, TVs e outros. No início da falta de eletricidade, Holmes e seu marido contaram ao The Guardian que usaram o carro para conectar suas geladeiras e as de seus vizinhos. Como a energia demorava a voltar, eles começaram a se questionar se o modelo BYD Atto 3 comprado em fevereiro também seria capaz de alimentar uma máquina de diálise.
O filho Levi, prestes a entrar em uma lista de transplante este mês, corria risco de vida caso não recebesse o tratamento naquela noite. Se não fosse a energia fornecida pelo carro, precisaria viajar para Brisbane, durante uma tempestade. “O carro foi capaz de salvar meu filho durante uma tempestade, acho que nunca mais voltarei a um veículo movido a gasolina”, afirmou.
Além da família de Kristy, outros moradores aproveitaram os carros elétricos para se virar durante as tempestades. O professor de química Matt McLaughlin usou seu veículo para ajudar os vizinhos. “Se alguém precisar de eletricidade brevemente, eu posso ajudar”, publicou em um grupo no Facebook.
McLaughlin não foi afetado pela queda de energia graças a painéis solares e um sistema de bateria instalados em sua casa. Ele foi para a rua ver quem estava em apuros e encontrou um casal que estava trancado por causa de seu portão elétrico. “A maioria dos portões agora tem uma chave com a qual você pode desbloqueá-los manualmente, mas o deles era muito antigo. Não tinha onde colocar a chave”, disse.
Outros ajudaram a fornecer energia para as geladeiras de seus vizinhos. “Acho que todo mundo ajuda por aqui”, disse McLaughlin. “Em uma área semi-rural, é preciso”. Segundo ele, o apagão também ensinou uma lição sobre as vantagens das tecnologias carbono zero. “Estou completamente fora da rede de energia há seis dias, mas tenho o ar-condicionado e a bomba da piscina funcionando”, disse.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.