Ano após ano, Portugal tem se consolidado como um destino de luxo na Europa, proporcionando aos viajantes experiências exclusivas em atividades simples e orgânicas, alinhadas ao conceito contemporâneo de “new luxury”.
Visitantes de alto padrão de todo o mundo escolhem Portugal para vivenciar o autêntico estilo de vida local, encontrando em pequenas hospedagens não apenas luxo, mas também conforto e atendimento personalizado.
Os americanos, que consomem em média o dobro dos europeus, adotaram Portugal como uma das melhores rotas turísticas, destacando-se como a segunda principal origem de passageiros desembarcados no país até setembro de 2023.
Portugal brilha não apenas por sua riqueza histórica, mas também por experiências que vão desde vinícolas até a oportunidade de saborear o melhor da gastronomia regional.
Explorar as paisagens naturais, como o Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa, os vinhedos à beira do Rio Douro e os Campos do Alentejo, é uma jornada única. A arquitetura histórica portuguesa adiciona um toque de beleza singular a essa experiência.
Com cerca de 10 milhões de habitantes, as cidades mais visitadas, Lisboa e Porto, são verdadeiros tesouros. A seguir, vamos explorar as atrações de cada uma delas.
Lisboa
Lisboa encanta por suas colinas, mercados, riqueza histórica e cultural e gastronomia que ostenta grandes chefs. Uma simples volta pela cidade já se torna uma verdadeira volta ao passado graças à História que pode ser vista a cada esquina.
Palácios, torres, moradias históricas com suas casas pitorescas de azulejos que remetem a diferentes tempos da História da cidade ajudam a personalizar a experiência. Tudo fica ainda mais interessante ao se locomover com o elétrico colorido, meio de transporte mais usado.
Mas engana-se quem acha que Lisboa é toda à moda antiga: a cidade conta com diversos centros comerciais e uma área muito moderna com oceanário que vale a pena a visita. Existe ali uma preocupação muito grande em manter a sustentabilidade.
Por isso, muitas obras e reparos têm transformado espaços bem antigos e integrando-os à paisagem, trazendo mais alinhamento da parte histórica com a vida moderna.
O fado, ritmo típico tocado pelas ruas e casas das sete Colinas tornam a experiência nesse lugar mais prazerosa. O Bairro Alto, com suas ruas charmosas e estreitas cheias de pedras, é um dos mais conhecidos e abriga o Convento de São Pedro de Alcântara e o famoso elevador da Bica.
Outro ponto forte da cidade é a rede hoteleira, que vem se reinventando a cada dia. Hotéis como Bairro Alto Hotel, pioneiro no conceito Boutique, traduz o que tem de melhor na cidade. Ele vem atraindo muitos turistas não só pela a hospitalidade nota mil, mas também pela sua gastronomia: seu terraço BAHR é um “must see” para saborear um menu divino, mesmo se você não for hóspede.
E por falar em gastronomia, os lisboetas podem se orgulhar de ter os melhores restaurantes do país, oferecendo aos viajantes várias opções, do básico ao contemporâneo.
Prepare-se para enfrentar filas nas casas que vendem pastel de Belém, como a Manteigaria. Não se esqueça também de levar seu protetor solar, porque lá, o sol prevalece boa parte do ano quando comparamos a outras capitais europeias.
Vários poetas e artistas criaram a personalidade da cidade. A Avenida Liberdade conta com as marcas mais famosas do mundo, porém sem aquela ostentação da maior parte das cidades europeias.
Alguns pontos históricos e monumentos de Lisboa que não podem deixar de entrar no seu roteiro são:
- Torre de Belém, considerada patrimônio histórico, pode ser vista por um passeio de barco pelo Rio
- Castelo de São Jorge, um dos protagonistas da História
- Sé de Lisboa, sede da Paróquia da Sé, que mistura vários estilos arquitetônicos
- Padrão do Descobrimento, erguido para homenagear as personalidades da História
- Mosteiro de Jerônimo, uma das atrações mais visitadas da cidade
- Panteão Nacional, que acolhe grandes vultos da história Portuguesa
- Bairro de Alfama, um dos mais famosos e onde fica a Igreja de Santo Antônio de Lisboa
- Elevador de Santa Justa, onde você pode subir e contemplar a cidade do alto
- Passear de elétrico: existem 6 linhas; pegue a 28, que passa por vários pontos turísticos e pelo bairro do Chiado
- Praça do Comércio e seus cafés, hotéis e restaurantes ainda o Arco da Augusta, onde visitantes podem subir no seu topo
- Teleférico de Lisboa para ver de cima o Parque das Nações
- Andar de sidecar para ver vários desses monumentos acima também é uma ótima pedida
Porto
A segunda cidade mais visitada do país é a belíssima Porto, que fascina pelas suas construções góticas e barrocas, pelo colorido da Ribeira e pelas suas ruas charmosas.
A cidade, que cresceu pelas montanhas de frente para o Rio Douro, fica localizada na parte mais antiga do país, De lá, pode-se apreciar o pôr do sol em finais de tarde incríveis e um amanhecer com bastante nevoeiro.
É uma cidade vibrante, cheia de mistérios e história, e que mantém o charme português mais autêntico. Seu povo, simpático e muito receptivo, certamente contribuiu para que a cidade ganhasse o título de Melhor Destino de Cidade do Mundo pelo World Travel Awards 2022, o Oscar do turismo internacional, que concorre com várias cidades do mundo inteiro.
Seus moradores são tão amigáveis que se você perguntar alguma informação para qualquer um deles, podem te pegar pela mão e te levar até o local que você procura.
A cidade tem paisagens de tirar o fôlego, belos cafés art deco de quase 100 anos de idade, igrejas seculares e restaurantes estrelados, como o do hotel Vila Foz. Este mesmo local oferece uma hospedagem única: trata-se de um verdadeiro palácio que conta as histórias centenárias e memórias de outras épocas, e oferece experiências exclusivas com vista para o mar.
Não deixe a cidade sem antes experimentar a francesinha, típico sanduíche do Porto, em algum café local.
Do Cais da Ribeira ao Mercado do Bolhão, tudo é muito encantador. É um lugar de muita cultura e várias exposições. O mais legal de lá é que o agito da cidade em alguns minutos dá espaço para um ambiente mais natural, como o foz do Douro, para quem busca mais tranquilidade para admirar o pôr do sol.
Andar sem pressa pelas Rua das Flores é outro programa que não se pode deixar de fazer, e andar de teleférico para ver a cidade de cima, seja qual for a hora do dia.
Assim é Porto, com seu patrimônio cultural riquíssimo, e suas tradicionais caves na vizinha Vila de Gaia, onde a história do vinho e do território se misturam.
De qualquer forma, se você tem pouco tempo em Porto, não pode deixar de conhecer:
- Livraria Lello. Os amantes de livros piram com a arquitetura neogótica, e a escadaria icônica que inspirou a escritora de Harry Potter, JK Rowling.
- Rio Douro, símbolo da cidade.
- Ponte Dom Luís, que liga porto a Vila Nova de Gaia
- Palácio da Bolsa, símbolo comercial local
- Casa da Música, principal local de concerto
- Palácio de Cristal, edifício com um pavilhão de esporte
- Torre dos Clérigos, monumento mais alto da cidade
- Mercado do Bolhão, mercado famoso pelas frutas, pães, legumes e muito mais
- Avenida dos Aliados, localizado bem no centro da cidade
- Estação de trem São Bento, uma das estações mais bonitas do país, toda de azulejos
- Passeio pela Rua Santa Catarina, passando pelo lindíssimo café Majestic
- Igreja de São Francisco com seu interior todo de ouro
- Fundação de Serralves, ambiente do Museu de Arte Contemporânea de Serralves
Além de todas essas opções, é possível fazer vários bate e voltas partindo de Porto para visitar cidades como Braga, Guimarães, Aveiro e muito mais.
Em resumo, Portugal é um destino de luxo que combina autenticidade, história, gastronomia e hospitalidade, proporcionando aos viajantes uma jornada única pelas suas belezas. Prepare-se para descobrir o melhor desse tesouro europeu!
Nota: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Vogue Brasil.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.