Ações de tecnologia terminam 2023 com um dos seus melhores resultados

No ano passado o índice Nasdaq teve uma queda de 33%, no entanto esse ano conseguiu terminar com uma subida de 43%, o que torna este no seu melhor ano desde 2020, onde registou um aumento ligeiramente superior.

As ações de tecnologia conseguiram recuperar, depois de terem registado um 2022 desastroso, e conseguiram elevar o índice Nasdaq a um dos anos mais fortes das últimas décadas, segundo a ‘CNBC’.

No ano passado o índice Nasdaq teve uma queda de 33%, no entanto esse ano conseguiu terminar com uma subida de 43%, o que torna este no seu melhor ano desde 2020, onde registou um aumento ligeiramente superior. Atualmente o Nasdaq fica agora apenas 6,5% abaixo do máximo histórico alcançando em novembro de 2021.

Este ano foi impulsionado pela suspensão da subida das taxas de juto pela Reserva Federal norte-americana e por uma perspetiva mais estável sobre a inflação. As empresas também beneficiaram das medidas de redução de custos implementadas no final do ano passado para se focarem na eficiência e no reforço das margens de lucro.

Apesar da indústria tecnológica ter recebido um grande impulso do ambiente macroeconómico e da perspetiva de custos de financiamento mais baixos, o surgimento da inteligência artificial (IA) gerou entusiasmo no sector e levou as empresas a investir no que é visto como o próximo grande sucesso.

Nvidia foi a grande vencedora na corrida da IA. O preço das ações da fabricante de chips disparou 239% em 2023, à medida que as grandes fornecedoras de nuvem e start-ups financiadas adquiriram as unidades de processamento gráficas da empresa, que são necessárias para treinar e executar modelos avançados de IA.

Nos primeiros três trimestres do ano a Nvidia conseguiu gerar 17,5 mil milhões de dólares em lucro, o que representa um aumento seis vezes superior ao do ano anterior.

Os consumidores tiveram conhecimento da IA generativa graças ao ChatGPT da OpenAI que a Microsoft lançou no final de 2022. A partir desta tecnologia as empresas começaram a desenvolver a IA generativa para criar ferramentas para reservar viagens, criar materiais de marketing, melhorar o atendimento ao cliente, até codificar software.


Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.