Retrospetiva – Cooperação: Acordo entre Cabo Verde e Portugal para conversão da dívida em Fundo Climático marca o ano

Assinado a 20 de Junho, em Lisboa, pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, e o ministro das Finanças de Portugal, Fernando Medina, e testemunhado pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e o seu homólogo português, António Costa, o memorando de entendimento vai permitir a conversão da dívida que Cabo Verde tem para com este país europeu, destinados ao Fundo Climático e Ambiental, num montante de até 12 milhões de euros 2025.

Na ocasião, Ulisses Correia e Silva disse tratar-se de um acordo “inovador” e importante que irá contribuir para o Fundo Climático e Ambiental de Cabo Verde e que será aplicado em investimentos para aumentar a resiliência do País e atingir os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável.

A 01 de Dezembro, o primeiro-ministro cabo-verdiano participou na 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28), no Dubai, Emirados Árabes Unidos, onde apelou a que mais Estados sigam o exemplo de Portugal e convertam a dívida de países em desenvolvimento em financiamento climático.

A cooperação entre Alemanha e Cabo Verde também foi reforçada, durante a primeira visita do Presidente da República Federal da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier ao arquipélago, onde prometeu que o seu país irá continuar a colaboração com Cabo Verde de modo a intensificar essa parceria a nível da investigação marítima, climática e económica.

O Luxemburgo pretende continuar e alargar a sua cooperação com Cabo Verde, uma garantia dada ao Presidente da República, José Maria Neves, aquando a sua primeira visita, em Maio, tendo ficado assente que a relação de amizade existente entre os dois países foram reforçadas e atingiram níveis de cumplicidade, de autenticidades e voltada para a construção de futuros.

O reforço das relações entre Cabo Verde e Moçambique, que recebeu do ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, em Setembro, foi um marco importante na cooperação e oportunidade para assinarem um memorando de entendimento para o reforço da cooperação técnica entre os dois países, envolvendo as respectivas instituições públicas de previdência social.

Em Novembro, Cabo Verde recebeu a visita do Presidente da Roménia, Klaus Werner Iohannis, a primeira de um Chefe de Estado da Europa do Leste, ocasião que serviu para os dois países assinarem três memorandos de entendimento nas áreas da educação e ensino superior, segurança sanitária, veterinária e alimentar e ainda ao nível da protecção civil, nomeadamente, gestão de riscos e catástrofes naturais.

Outro marco na cooperação bilateral, foi a visita de pouco mais de uma hora que o Presidente da República Federativa do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, efectuou a Cabo Verde, onde foi recebido pelo seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves.

A nível da Cimeira dos chefes de Estado e de Governo da CPLP, o Presidente da República e o primeiro-ministro, participaram no evento que marca o fim da presidência rotativa de Angola, que passou a ser assumida por São Tomé e Príncipe nos próximos dois anos.

Outro destaque de 2023, foi a visita que o Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova efectuou a Cabo Verde, em Março, no quadro dos laços históricos de amizade e cooperação que unem os dois países.

Um momento delicado e sensível que marcou a diplomacia cabo-verdiana foi o encontro entre o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, na ilha do Sal, durante uma paragem de duas horas no arquipélago a caminho da América Latina.

Na ocasião, José Maria Neves disse que estranhou o encontro entre seu homologo e o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e alegou que nenhum dos procedimentos habituais foi cumprido pelo Governo e que durante um encontro que manteve com o primeiro-ministro este apenas limitou-se a comunicar que iria receber o presidente ucraniano.

Inforpress

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.