novo governo tomou posse na quinta-feira

Bissau – Guiné-Bissau: O Governo de iniciativa do Presidente Umaro Sissoco Embaló tomou posse ontem, quinta-feira e hoje reuniu o seu primeiro Conselho de Ministros.

Publicado a:

1 min

Foi um Conselho de Ministros presidido por Umaro Sissoco Embalo para deixar orientações gerais ao novo Governo.

O Presidente exortou os membros do Governo a evitarem as nomeações do pessoal dirigente da Função Pública com base em nepotismo e clientelismo partidário.

Umaro Sissoco Embalo avisou que a base das nomeações deve ser a competência comprovada e a experiência no exercício de funções públicas.

As nomeações do pessoal dirigente na Função Pública têm sido na Guiné-Bissau quase sempre com base na filiação partidária, laços de familiaridade ou de amizade, uma situação que Umaro Sissoco Embalo disse que tem de acabar.

O primeiro-ministro, Rui Duarte de Barros, enalteceu as orientações do chefe de Estado, disse que são instrumentos para a governabilidade do país nos próximos tempos.

O Conselho de Ministros indigitou a jornalista Conceição Évora, ministra da Comunicação Social, como porta-voz do Governo de iniciativa do Presidente Embalo, Conselho de Ministros que fixou a periodicidade das reuniões semanais ordinárias às quintas-feiras, pelas 10 horas, tempo de Bissau.

Este primeiro plenário governamental apresentou votos de pesar da Guiné-Bissau para com a República vizinha da Guiné-Conacri, pelas mortes e feridos em decorrência da explosão de um depósito de combustíveis, ocorrida no passado dia 18 em Conacri.

Correspondência Guiné-Bissau, Mussa Baldé, 22/12/2023

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.