Cabo Verde: Primeira-dama recebe 310 contos por mês e MpD pede justificações

Foi avançada a informação de que a primeira-dama de Cabo Verde, Débora Katiza Carvalho, recebe 310.606 escudos por mês pelo exercício do seu cargo, o que representa quase o dobro do que aufere o Presidente da República, José Maria Neves, que corresponde a 170 contos. 

Este salário mensal está a causar polémica, principalmente nas redes sociais. O MpD, através do seu secretário-geral, Luís Carlos Silva, aproveitou a ocasião para instar o Tribunal de Contas a investigar o caso, que considera ser ilegal, na medida em que José Maria Neves está a pagar à própria mulher para ser primeira-dama.

Entretanto, a Presidência da República de Cabo Verde também veio a público explicar que, nos termos da lei, Débora Katiza Carvalho mantém o estatuto salarial que tinha no seu quadro de origem e que todo o processo ocorre pelos circuitos regulares do Tesouro Público e da Segurança Social.

O assunto tornou-se tema de debate e de repúdio na Internet, tanto por causa do valor recebido pela visada, quanto pela duvidosa legalidade do processo, uma vez que não existe o cargo público remunerado para primeira-dama.

A polémica começou com uma publicação feita nas redes sociais pelo advogado Daniel “Maika” Lobo, que denunciou “o escândalo” e partilhou imagens com os dados remuneratórios da esposa do chefe de Estado cabo-verdiano.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.