O melhor vinho tinto para harmonizar com peru e tender de Natal | Guia do Vinho e da Gastronomia

Assim como tender e peru não podem faltar numa mesa natalina, uma boa garrafa de vinho é indispensável para uma noite de celebração. Mas qual é o melhor rótulo para acompanhar aquele suculento peru com farofa e o delicioso tender ao molho agridoce?

Se você gosta de champagnes e espumantes, aposte num brut (seco) e você não se arrependerá. O espumante brut é um dos vinhos mais versáteis quando o assunto é comida. Ele pode não ser o par perfeito de todos os pratos, mas com certeza fará bonito do início ao fim de uma refeição.

Agora, se você quer servir vinho tinto, evite rótulos muito amadeirados e encorpados que vão bem com carnes vermelhas, mas irão destoar das carnes brancas e mais delicadas de peru e tender.

É melhor escolher um tinto com nenhum ou curto passo por barrica (até 12 meses) e com uma boa acidez (que faz a boca salivar) que possa acompanhar a gordura da farofa. É bom também que tenha aromas frutados para combinar com os molhos agridoces, como laranja ou maracujá, do tender.

Tintos elaborados com a uva Pinot Noir reúnem todas essas características. Por isso opte por um rótulo jovem, pronto para beber, de teor alcóolico médio-baixo e que inclusive possa ser servido numa temperatura um pouco mais baixa, em torno de 18 graus C, o que certamente vai ser mais prazeroso numa noite quente de verão.

A uva Pinot Noir produz excelentes vinhos ao redor do mundo – da tradicional França aos nossos vizinhos Argentina e Chile. Para ajudar você a escolher o vinho tinto para o Natal, veja rótulos de diferentes países que valem a pena.

— Foto: Carolina Reserva Pinot Noir

A renomada vinícola chilena Santa Carolina assina este tinto Reserva, com 6 meses de envelhecimento em barrica de carvalho americano e francês, produzido no Vale de Leyda. No nariz, aromas de frutos vermelhos e notas de alcaçuz. Em boca, acidez suave, taninos médios e final harmônico.

— Foto: Céfiro Cool Reserve Pinot Noir

Este tinto é produzido na Vale de Casablanca, no Chile. Uma parte da bebida, cerca de 30%, estagia em carvalho francês durante 6 meses. Tem aroma de cereja e chocolate. Na boca, é seco, de excelente frescor, com notas de tabaco e canela que dão complexidade ao seu caráter varietal.

— Foto: Norton Select Pinot Noir

A centenária bodega argentina Norton produz um tinto com intensos aromas de frutos vermelhos, textura sedosa, taninos maduros, sabor frutado e final muito agradável. 50% do vinho amadurece em barricas de carvalho francês durante 3 meses e os restantes 50% em tanques de concreto.

— Foto: Alfredo Roca Fincas Pinot Noir

Este tinto é produzido em San Rafael, na região de Mendoza, na Argentina. No nariz, apresenta aroma de frutas frescas e, em boca, é frutado e macio. Amadurece por 8 meses em barricas de carvalho.

— Foto: Moillard Bourgogne Hautes Côtes-de-Nuits Les Vignes Hautes

A vinícola francesa Moillard elabora este tinto na Borgonha, região onde a Pinot Noir é rainha. Seus aromas intensos lembram frutas maduras, como groselha e ameixa pretas com notas de pimenta e canela. Em boca, destacam-se os taninos finos e delicados, com grande frescor.

— Foto: Norton Altura Pinot Noir

A bodega argentina Norton elabora este tinto com uvas Pinot Noir de altitude, no Vale de Uco, em Mendoza. Apresenta elegantes aromas florais que lembram violetas, com notas de cerejas. Em boca, destacam-se a ótima acidez e os taninos macios. Amadurece 6 meses em tanques de concreto.

— Foto: Château St. Thomas Pinot Noir

Este tinto é elaborado no Líbano, na tradicional região do Vale do Bekaa pela renomada vinícola Château St Thomas. Apresenta aromas que lembram morangos, com notas de tabaco e especiarias. Elegante, de acidez equilibrada e carácter excepcional de frutos vermelhos e especiarias. As videiras de Pinot Noir deste tinto têm mais de 15 anos e estão localizadas a 1.200 metros de altitude, o que é excelente para o amadurecimento desta uva. 

— Foto: Alambrado Pinot Noir

A renomada bodega argentina Santa Julia produz este tinto no Vale de Uco, em Mendoza. Possui aromas frescos de frutas vermelhas, é complexo e delicado. Muito saboroso em boca.

Nimbus Single Vineyard Pinot Noir — Foto: Nimbus Single Vineyard Pinot Noir

Vinho chileno do Vale de Casablanca com notas terrosas e toques de trufas brancas, flores silvestres e amoras. Em boca, é seco, possui boa acidez, corpo médio e final longo. Amadurece em carvalho francês entre 10 e 12 meses.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.