Daniel Pais, médico especialista de cirurgia geral no Hospital de Barcelos, participou numa missão humanitária promovida pela Associação Missão Humanitária BeAlive, entre 13 e 27 de outubro, na Guiné-Bissau.
Em comunicado hoje enviado a O MINHO, o Hospital de Santa Maria Maior explica que esta organização não governamental (ONG), sem fins lucrativos, dedica-se voluntariamente a realizar missões médico-cirúrgicas em países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Fundada em 2017, a BeAlive já realizou cinco missões, sendo notáveis as intervenções nos hospitais de Cumura, na Guiné-Bissau, e Ayres de Menezes, em São Tomé e Príncipe.
“Composta por médicos e enfermeiros especialistas nas diversas áreas da medicina, a BeAlive concentra os seus esforços em atender populações carentes, com especial atenção para mulheres, crianças, idosos e a população rural que, de outra forma, não teria acesso a cuidados de saúde especializados nos seus países de origem”, pode ler-se no comunicado.
Na missão de outubro de 2023, no Hospital de Cumura, Guiné-Bissau, foram realizadas 143 cirurgias e cerca de 400 consultas em áreas como a Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Ginecologia/Obstetrícia, Urologia, Cirurgia Vascular e Cirurgia Plástica.
O hospital salienta que a importância destas missões é reconhecida pelos Ministérios da Saúde da Guiné-Bissau e de Portugal, que destacam a necessidade de programas de assistência médica e formativa na região.
“O compromisso global da BeAlive constitui uma valiosa contribuição para a prevenção e resposta a crises humanitárias, consolidando o papel de Portugal nesse domínio em colaboração direta com os países da CPLP. Estas ações reforçam o compromisso da BeAlive em promover o bem-estar e a saúde nas comunidades mais necessitadas”, vinca o comunicado.
Por isso, o Hospital de Barcelos “felicita a participação de Daniel Pais (…) nesta ação com uma forte vertente humanitária”.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.