Os músicos portugueses de Jazz André Sousa Machado, Bernardo Moreira, João Pedro Coelho e João Moreira estão em Bissau com três concertos: no Centro Cultural Português de Bissau, na escola de música Nino Galissa e no hotel Coimbra.
Publicado a: Modificado a:
2 min
Para muitos guineenses esta foi a primeira vez que assistiram a uma actuação de Jazz na Guiné-Bissau. O quarteto juntou-se à formação de Nino Galissa propondo partilhas de universos musicais com muito em comum.
“As pessoas reagiram de uma forma muito natural, com muita alegria. Se as pessoas gostam reagem automaticamente e passam essa energia também para nós. Estamos a divertir-nos em palco e o público também e devolvem-nos parte dessa energia, criando um círculo continuo. Podemos estar horas em cima do palco a tocar”, descreve o baterista, André Sousa Machado.
É difícil descrever a energia da terra e a cultura da música em Bissau, acrescenta o trompetista João Moreira. “A música clássica na Alemanha é uma coisa, tocar e ouvir Jazz em Nova Iorque é uma coisa. São coisas diferentes, interessantes e válidas e quando chegamos aqui, há uma força que é específica e uma energia própria da terra africana. É difícil explicar o que se sente”, conta João Moreira.
Para o contrabaixista Bernardo Moreira estar em Bissau é um regresso à origem da música. “Assim como os cientistas, os astrofísicos tentam andar para trás no tempo até chegar ao momento inicial, o Big Bang, dou por mim a pensar que estamos a fazer um exercício de viagem no tempo e a regressar quase à origem da música. Sinto que estão aqui os elementos todos que depois foram exportados para o resto do planeta. É quase como um regresso às origens e é talvez por isso que sentimos essa força incrível. Esse poder é difícil de explicar por palavras”, descreve o contrabaixista Bernardo Moreira
O pianista João Pedro Coelho sentiu que o propósito dos concertos foram sempre de celebração. “Por vezes, nos contextos em que nos movemos na Europa, há uma seriedade e uma formalidade que parece que nos afasta do verdadeiro propósito da música”, conta.
Os músicos portugueses de Jazz André Sousa Machado, Bernardo Moreira, João Pedro Coelho e João Moreira tocaram esta semana no Centro Cultural Português e na escola de música de Nino Galissa, no bairro militar, em Bissau.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.