A Comissão Nacional de Eleições (CNE) promoveu nesta quarta-feira, 13, um debate sobre os 32 anos das Eleições Autárquicas em Cabo Verde com dois dos primeiros autarcas democraticamente eleitos em Cabo Verde. O debate teve lugar na cidade da Praia e contou com transmissão online.
Jacinto Santos (eleito para a Câmara Municipal da Praia) e Eugénio Veiga (eleito para a Câmara Municipal do Fogo) foram os oradores do debate moderado pela jornalista Rosana Almeida e que contou com o contributo online de Mauricio Jesus da Luz, eleito pelo Grupo Independente Pro Sal.
Durante o debate que aconteceu no Hotel Praiamar, os oradores falaram sobre os seus percursos, bem como abordaram temas como o papel da CNE e da Constituição da República, a questão de acumulação de mandatos que segundo Eugénio Veiga é preciso primar por uma lista única, a literacia democrática em Cabo Verde que, segundo Jacinto Santos é “baixa”, a abstenção e a “fraca” participação cidadã, o financiamento do poder local, a situação que se vive atualmente nas câmaras de São Vicente e da Praia, as desigualdades nas autarquias, a escassa presença de mulheres nas listas, entre outros.
Ambos os oradores mostraram-se satisfeitos com o processo eleitoral em Cabo Verde que tem sido um exemplo nos PALOP e em África, uma vez que, nem todos os países conseguiram a democracia.
No final do debate, Maria do Rosário, presidente do CNE, mostrou-se satisfeita e afirmou que as expetativas para o ano eleitoral de 2024 são boas.
“Estamos a ver com base nas experiências vividas dos primeiros candidatos que houve uma grande evolução, um grande percurso do poder autárquico em Cabo Verde, mas também imensos desafios para consolidarmos aquilo que é considerado, a nível nacional e internacional, como um grande ganho da democracia cabo-verdiana que é o exercício do poder local exercido, onde os eleitos são escolhidos diretamente pelo povo. A CNE não poderia estar mais feliz por esta ocasião que nos permite desde já entrarmos com boas expectativas no ano eleitoral de 2024 para fazermos mais umas eleições autárquicas em Cabo Verde”.
É de recordar que as primeiras eleições municipais aconteceram a 15 de dezembro de 1991.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.