Cabo Verde: PR estranha encontro entre primeiro-ministro e Zelensky

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, partilhou nesta segunda-feira, 11 de dezembro, que estranhou o recente encontro entre o seu homólogo da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, realizado na ilha do Sal. Neste sentido, prometeu tomar medidas.

As declarações foram feitas aos jornalistas, a quem Neves acrescentou que “há uma profunda estranheza” da sua parte relativamente ao referido encontro.

“Em espaço próprio chamarei a atenção para essa questão e tomarei as medidas que se mostrarem pertinentes”, garantiu, citado pela “Inforpress”.

Isto porque, para o governante, se um homólogo seu chega a Cabo Verde deve haver uma articulação entre os órgãos de soberania e o Presidente da República.

O país “fica muito bem” quando há articulação, quando as informações são canalizadas “de forma adequada” e quando há o respeito pelas diferentes instituições da República, concluiu.

Ulisses Correia e Silva reage às declarações

Em reação às críticas de José Maria Neves, o primeiro-ministro Correia e Silva usou a rede social Facebook para mencionar o encontro com Volodymyr Zelensky, “com vista a um melhor esclarecimento”.

De acordo com o chefe do Governo cabo-verdiano, Zelensky “solicitou através dos canais diplomáticos, no dia 7 de Dezembro, de forma expressa, um  encontro com o Primeiro Ministro de Cabo Verde para o dia 9, encontro que deveria acontecer durante  escala no aeroporto do Sal em viagem para a Argentina”.

“No dia 8, o Primeiro Ministro informou o Presidente da República que o Presidente da Ucrânia solicitou-lhe um encontro e que iria deslocar-se ao Sal no dia seguinte para o efeito”, pode ainda ler-se.

“Estes são os factos e não retratam falta de articulação ou falta de lealdade institucional”, refere o mesmo texto, onde é garantido que “as relações institucionais entre o Primeiro Ministro e  o Presidente da República irão continuar a ser salvaguardadas e a articulação em matéria de política externa assegurada em nome do interesse comum da nação cabo verdiana”.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.