
MINISTRO DE ESTADO, DOS ASSUNTOS PARLAMENTARES E DA PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS E MINISTRO DO DESPORTO
O ministro da Família e Inclusão Social de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, anunciou que em 2024 será criado o Estatuto do Cuidador Informal.
O objetivo consiste em reconhecer o papel dos cuidadores e garantir que os mesmos sejam remunerados pelos cuidados prestados.
“O cuidador informal é aquela mãe, aquele pai, o irmão, a avó ou o vizinho que tem ao seu cuidado uma pessoa dependente e terá, a partir desse estatuto, o reconhecimento como uma profissão, como um trabalho, que será naturalmente remunerado e terá a segurança social, ou seja, em articulação com o trabalho”, esclareceu o governante, citado pelo “Expresso das Ilhas”.
A segunda medida do Governo, prosseguiu, está relacionada com a criação de cuidadoras mães ou cuidadoras de família, que são pessoas que se dedicam ou que trabalham e querem deixar de trabalhar para se dedicarem exclusivamente a cuidar de um familiar que é dependente.
“Isto iremos fazer em articulação com duas medidas: um, a nível da reforma de segurança social, em que a questão dos cuidados, irá entrar. Em segundo lugar, com a reforma do código laboral, no sentido de permitir também que haja horários flexíveis para quem tem um dependente ao seu cuidado”, concluiu Elísio Freire.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.