A comunidade católica de Foz do Iguaçu se prepara para um momento histórico: a dedicação da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A. A cerimônia será realizada no próximo domingo, dia 03, às 17h, com a presença do Bispo da Diocese de Foz, Dom Sergio de Deus, padres e fiéis. Antes, às 16h30, haverá uma procissão da igreja atual para a nova, que fica em um terreno próximo.
A dedicação é um rito que consagra a igreja à Santíssima Trindade e aos santos, e envolve gestos simbólicos como a aspersão da água benta, as unções do altar e das paredes, a incensação, o depósito das relíquias e a iluminação. Segundo o pároco da Catedral, Padre Clodoaldo Frassetto, “o rito da dedicação diz muito sobre a nossa fé. Ele deve ser acompanhado com piedade e respeito, para sempre lembrarmos que, ao entrar na igreja, estamos adentrando em um lugar sagrado e de encontro com Cristo”.
20 anos de construção
A Catedral Nossa Senhora de Guadalupe é uma obra que levou 20 anos para ser concluída, com a ajuda de doações da comunidade, de empresas e de instituições públicas e privadas. A igreja tem uma arquitetura inspirada em elementos católicos, como a cruz grega, e símbolos religiosos e marianos. O templo homenageia a padroeira da América Latina, Nossa Senhora de Guadalupe, por estar situado na região das três fronteiras, onde cidades, rios e pessoas se encontram diariamente.
A obra foi iniciada em 2003, com o lançamento da pedra fundamental pelo bispo da época, Dom Laurindo Guizzardi, falecido em 2021. O projeto foi um sonho de Dom Olívio Aurélio Fazza, que queria uma igreja mãe para a Diocese de Foz. Os bispos que o sucederam, Dom Laurindo, Dom Dirceu e Dom Sergio, também abraçaram e motivaram os fiéis para erguer a Catedral. “É a igreja católica de Foz que se completa com esta obra. A Diocese tem agora uma igreja mãe, sede religiosa e ponto de encontro para a comunidade”, expressou o padre Clodoaldo. Dom Sergio agradeceu a todos que contribuíram de alguma forma: “obrigado a todos que ajudaram”, disse o bispo. (Com assessoria)
Relacionado
Crédito: Link de origem




Comentários estão fechados.