A Altice apresentou esta terça-feira os resultados trimestrais do grupo e, nos primeiros nove meses do ano, a operação portuguesa, liderada por Ana Figueiredo, viu as receitas cresceram +11,6% para 2,159 mil milhões de euros e o e o EBITDA (meios operacionais libertos) subir 13,5% para 781 milhões de euros, face a igual período do ano anterior. O investimento foi de 341 milhões de euros.
No terceiro trimestre, de julho a setembro, já depois do Ministério Público ter feito buscas na sequência de uma investigação a uma alegada teia de fornecedores da Altice, ligados ao cofundador Armando Pereira, que terão lesado o grupo e o Estado português em centenas de milhões de euros, os resultados cresceram. As receitas subiram 9,1% em termos homólogos, para 742 milhões de euros. E o EBITDA atingiu os 281 milhões de euros, aumentando 20,3% face a igual período de 2022.
O investimento no terceiro trimestre do ano ascendeu a 110 milhões de euros. Uma demonstração “do seu compromisso em liderar a transformação tecnológica e digital em Portugal”, diz a Altice Portugal, em comunicado.
Níveis históricos de desligamento e aumento de clientes
A Altice Portugal, cuja operação o grupo de Patrick Drahi tem à venda, salienta que “revela em todos os principais indicadores operacionais e financeiros a trajetória sólida de crescimento, a expansão da liderança no setor e o reforço do investimento”. A operação portuguesa, onde a Altice opera com a marca MEO, não é a única à venda, estão também nesse processo a francesa SFR e a Altice Dominica. Vendas que resultam do aumento da pressão sob império de Drahi, que enfrenta uma dívida que ronda os 60 mil milhões de euros.
E salienta que “no terceiro trimestre de 2023, a performance operacional manteve a sua trajetória positiva, o que se traduziu na continuada aquisição de clientes, conjugada com níveis históricos de desligamentos”. Ainda assim a base de clientes dos serviços fixos aumentou 4,7% nos últimos 12 meses, e os clientes do serviço de televisão por subscrição cresceu 3,6%.
A MEO foi a parceira tecnológica da Jornada Mundial da Juventude, envolvendo cerca de 1,5 milhões de peregrinos de todo o mundo, momento em que assegurou “uma megaoperação tecnológica de excelência e processado 180 TB de tráfego”.
As receitas do segmento consumo ascenderam a 341 milhões de euros no terceiro trimestre de 2023, revelando um crescimento homólogo de 3,4%, potenciado pelo crescimento da base de clientes e do aumento do ARPU (receita média por cliente).
As receitas do segmento de serviços empresariais fixou-se em 401 milhões de euros neste trimestre, o que representa uma variação homóloga crescente de 14,4%. Para este resultado, diz, “contribuiu também o negócio de desenho, construção e operação e manutenção de uma rede de fibra ótica na Alemanha sob a liderança da Geodesia Internacional, empresa do universo Altice”.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.