Ibama fiscaliza atividade pesqueira, no Amapá — Ibama

Brasília (21/11/2023) – Em cumprimento às ações do Plano Nacional de Proteção Ambiental (Pnapa), o Ibama deflagrou a Operação Mareados III, no Amapá (AP).

A ação, executada pela Superintendência do Ibama no estado (Supes/AP), fiscalizou a atividade pesqueira e a cadeia de custódia da pesca entre os dias 30 de dezembro e 12 de novembro.

A fiscalização ocorreu nos municípios de Tartarugalzinho, Pracuúba, Santana e Mazagão. No total, foram emitidos 16 autos de infração, as multas somaram R$ 340 mil.

Foram apreendidos:

Pescado

  • 1.456 kg de pescado (espécies de gurijuba, uritinga e filhote). Os peixes estavam bem conservados e foram doados ao projeto social Mesa Brasil, no estado;
  • 1.250 caranguejos apreendidos sem nota fiscal de origem foram soltos no mangue do rio Flechal;
  • 16 mil metros de espinhel e seis mil anzóis foram apreendidos e deixados como fiel depositário;
  • 20 toneladas de baterias estrangeiras e 71 kg de resíduos de cobre vindos da Guiana francesa e Suriname, importados e transportados irregularmente. O material foi encaminhado para destruição adequada.
  • Um caminhão e duas embarcações apreendidos.

A Mareados III contou com o apoio de servidores do Núcleo de Fiscalização Ambiental da Superintendência do Ibama da Paraíba (Nufis/Supes/PB), de fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Batalhão Ambiental do estado do Amapá (PM/AP).

Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015


Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.