Notícias
O Ministério de Tecnologias de Informação e Comunicação do Paraguai (Mitic) está trabalhando com o Ministério de Obras Públicas e Comunicações para expandir a rede nacional de fibra ótica.
O ministro de TIC, Gustavo Villate, disse que as medidas incluem sistemas de dutos triplos subterrâneos no planejamento de novas rotas, segundo um comunicado divulgado no início deste mês.
Villate destacou que já houve tentativas de criar uma rede nacional de fibra ótica no passado, mas que ela não está funcionando 100%. O Mitic está revisando o processo a fim de repensar toda a estrutura da rede e unificar os projetos.
Em 2021, foi relatado que a rede nacional de fibra ótica se estendia por 18.000 km, incluindo as redes da empresa estatal de telecomunicações Copaco, da empresa nacional de energia Ande e dos ministérios do Interior e da Fazenda.
Segundo o Mitic, o Paraguai tem uma penetração de mais de 90% nas áreas urbanas, mas as áreas rurais apresentam um déficit devido à falta de infraestrutura.
Uma pesquisa de 2022 indica que 95% dos agregados familiares têm acesso a celulares e 50% à Internet. Nas zonas urbanas, o acesso à Internet chega a 68,9%, enquanto nas zonas rurais é de apenas 19,6%.
O Paraguai já possui a agenda digital para 2025 com metas específicas para o setor e um plano de desenvolvimento de telecomunicações que visa aumentar a cobertura de banda larga para 80% da população até 2030.
Além disso, o plano nacional de TIC prevê a disponibilização de Internet gratuita em 431 espaços públicos de 90 municípios este ano e em 1.000 espaços públicos de 261 municípios até 2026.
Tenha acesso à plataforma de inteligência de negócios mais confiável da América Latina com ferramentas pensadas para fornecedores, contratistas, operadores, e para os setores governo, jurídico e financeiro.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.