A caminhada para descobrir esta paisagem pouco conhecida de Portugal
É uma oportunidade para aprender mais sobre o passado ligado à produção de gelo do nosso País.
É uma parte menos conhecida da história do País.
Em Portugal não se produzem apenas vinhos ou cortiça. Na verdade, o País tem uma longa história ligada à produção do gelo. O ponto principal desta atividade está na Quinta da Serra, em Montejunto, onde a Green Trekker sugere fazer uma caminhada “inesquecível”, a 2 de dezembro.
Construída em 1741, a Real Fábrica do Gelo está classificada como Monumento Nacional e é composta por três zonas: a de extração de água; fabrico do gelo; e armazenamento e expedição do gelo. Poços, silos, tanques e geleiras são algumas das estruturas que pode encontrar durante o passeio.
A sugestão da organização é fazer todo o percurso através de um trilho no meio da serra. “Entre os pontos altos destaca-se o vale que nos leva até ao Moinho do Moliço e um bosque.”
A partida está marcada para as 10 horas em Pragança, uma localidade situada no sopé da Serra de Montejunto. Dali os participantes seguem por terrenos agrícolas e pomares. Depois entram num caminho de terra batida, que sobe ao longo do vale até ao Moinho do Moloiço. Quando aí chegarem faltará apenas mais uma etapa até à Real Fábrica do Gelo. Segue-se uma descida “por um trilho íngreme” até ao local em que começou a caminhada.
As inscrições estão disponíveis no site da Green Trekker. O preço é de 10€ por pessoa, inclui um guia no terreno e um seguro para acidentes pessoais e de responsabilidade civil.
Se prefere explorar as localidades a correr, carregue na galeria para conhecer as provas que acontecem até ao final do ano.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.