Emmanuel Lenain, Embaixador da França no Brasil


Emmanuel Lenain, nascido em 27 de março de 1970, é formado pela Sciences Po (IEP), pela Escola de Negócios ESSEC e pela Escola Nacional de Administração (ENA).

Iniciou sua carreira diplomática em 1997, junto à Direção das Nações Unidas do Ministério dos Assuntos Exteriores, na qual foi encarregado das negociações de paz para o Kosovo. Em 2000, foi nomeado primeiro-secretário junto à Missão Permanente da França na ONU, em Nova Iorque, para acompanhar os casos tratados pelo Conselho de Segurança e pelos comitês de sanções.

Em 2003, foi nomeado conselheiro político junto à Embaixada da França em Pequim. Nessa função, foi encarregado de acompanhar a política externa da China e de coordenar as negociações com o país, especialmente as relativas ao embargo europeu de armas e às cotas de produtos têxteis.

Retornou a Paris em junho de 2005, para atuar como consultor técnico para assuntos multilaterais junto ao Gabinete do Primeiro-Ministro, funções que exerceu até julho de 2007, quando foi nomeado chefe do Serviço de Imprensa e Comunicação da Embaixada da França em Washington, D.C.

De 2010 a 2015, serviu como cônsul-geral da França em Xangai. Em seguida, foi nomeado diretor para a Ásia e a Oceania junto ao ministério dos Assuntos Exteriores e Desenvolvimento Internacional em 2015, cargo que ocupou até sua nomeação como conselheiro diplomático do primeiro-ministro em 2017.

De 2019 a 2023, foi Embaixador da França na Índia.

Para além de suas atividades diplomáticas, também ministrou aulas de relações internacionais na Sciences Po e atuou como especialista para a Comissão Carnegie para a Prevenção de Conflitos Mortais. Fala fluentemente francês, inglês, mandarim e alemão.

Emmanuel Lenain tem paixão por fotografia. Seu trabalho foi objeto de inúmeras exposições, na França e no exterior, e de várias publicações (The Great Works, From France to India, Seeing you seeing me). Entrou para as coleções de várias instituições, incluindo a Maison Européenne de la Photographie (MEP).

É casado com Géraldine Lenain, historiadora da arte. Tendo atuado há mais de vinte anos como especialista em artes asiáticas em vários continentes, Géraldine Lenain é reconhecida internacionalmente no mercado da arte. É autora das obras Monsieur Loo – Le roman d’un marchand d’art asiatique (Philippe Picquier, 2013) e Le dernier maharajah d’Indore (Le Seuil, 2022). É presidente da Société des Amis du Musée Guimet, administradora da MEP e membro do Conselho Consultivo da Adrian Cheng K11 Craft and Guild Foundation, Hong Kong.

Eles têm quatro filhos.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.