Exército do Brasil e EUA realizam treinamento na fronteira entre Amapá e Guiana Francesa  | Amapá

Operação Core 23 ocorre em três fases — Foto: Exército/Reprodução

Essa é a primeira vez que o exercício ocorre na área da Amazônia Legal. A operação deve ser dividida em três fases. 

Core 23: exercício combinado entre os exércitos do Brasil e dos EUA ocorre em novembro

A primeira fase ocorre no período de 2 a 4 de novembro, em Belém. Neste momento, os militares do Exército americano participam do Estágio de Vida e Combate na Selva (EVCS), ministrado por militares do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS). 

Já a segunda fase começa no dia 6 de novembro, na capital do meio do mundo, com uma formatura de abertura e a realização do “Painel de Gênero – A Mulher nas Forças Armadas”. 

Finalmente, na terceira e última fase ocorre o exercício operacional em campo, de 7 a 16 de novembro. Os trabalhos serão realizados nos municípios de Ferreira Gomes, Oiapoque e no Distrito de Clevelândia do Norte.

300 militares Norte-Americanos irão participar — Foto: Exército/Divulgação

Entre as ações terá um assalto aeromóvel com a utilização dos helicópteros do Exército Brasileiro e operações em ambiente de selva. 

Cerca de 300 militares norte-Americanos desembarcam em Belém e se juntam com a tropa do Comando Militar do Norte que vai ser formada por 1200 militares para participar do exercício.

A operação, conhecida como Combined Operation and Rotation Exercise (Core), é realizada anualmente em parceria com as forças norte-americanas. Em 2022, por exemplo, militares brasileiros participaram do exercício conjunto nos Estados Unidos.

O Core surgiu por meio de um Acordo de Cooperação de Defesa entre Brasil e Estados Unidos promulgado em 2015 pela então presidente Dilma Rousseff.

VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.