EuRoC 2023: austríaca Aerospace Team Graz é a grande vencedora. Portugal em destaque entre as equipas premiadas – Ciência

Já são conhecidos os vencedores da edição de 2023 do European Rocketry Challenge (EuRoC) que, este ano, se estreou em Constância, entre os dias 10 e 16 de outubro, com duas equipas portuguesas a participarem na competição de lançamento de mini-foguetões (também conhecidos como rockets ou foguetes). 

A Aerospace Team Graz, composta por estudantes universitários austríacos, foi a grande vencedora da competição organizada pela Agência Espacial Portuguesa. Portugal esteve também em destaque entre os vencedores desta edição, com a equipa RED, do Instituto Superior Técnico, a ganhar um Payload Award, prémio que distingue a inovação da carga transportada.

Clique nas imagens para ver mais sobre a edição de 2023 do EuRoC 

Em comunicado, a Agência Espacial Portuguesa detalha que a equipa Aerospace Team Graz obteve a melhor pontuação nos parâmetros de avaliação a que os mini-foguetões estão sujeitos, entre os quais, alcançar a altitude-alvo a que se propõem (entre 3.000 e 9.000 metros).

Veja as equipas premiadas no EuRoC 2023 

  • ANACOM Award – PoliTo Rocket Team (Itália)
  • Payload Award – RED, Rocket Experiment Division (Portugal)
  • Design Award – Warr Rocketry (Alemanha)
  • Technical Award – Skyward Experimental Rocketry (Itália)
  • Team Award – ASAT, Aristotle Space & Aeronautics Team (Grécia)
  • S3 Flight Award – Faraday Rocketry UPV (Espanha)
  • H3 Flight Award – Aerospace Team Graz (Austria)

Recorde-se que na edição deste ano, o EuRoC aceitou 25 equipas, com 500 estudantes de 14 países, com 19 delas a avançarem para a competição, como explicado por Marta Gonçalves, Gestora de Projeto da Agência Espacial Portuguesa, em entrevista ao SAPO TEK.

A North Space, com alunos do ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto), da Universidade de Aveiro e das Faculdade de Ciências e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, estreou-se no EuRoC com o projeto SPATI-I.

A equipa RED (Rocket Experiment Division), do Instituto Superior Técnico, voltou a participar na competição, desta vez com o mini-foguetão Camões. No ano passado, a equipa conseguiu lançar e recuperar o rocket Baltasar com sucesso e ganhou o prémio pelo melhor motor sólido a altitude de 3 km.

“O grande impacto que se faz sentir é na ambição que o EuRoC tem dado às equipas portuguesas”, realçou Marta Gonçalves. “Tem sido extraordinário ver a evolução deste evento, que começou em 2020 com apenas seis equipas”. 

Como responsável pela implementação Estratégia Nacional para o Espaço (Portugal Espaço 2030), a Agência Espacial Portuguesa acredita que “o desenvolvimento da área não pode acontecer sem passar pela educação e pela promoção junto dos jovens” e, segundo a responsável, o EuRoC “tem sido crítico nessa vertente”.

(Em atualização)

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.