Portugal é o 2.º país da UE com menos fisioterapeutas em atividade por cada habitante?

“Prevenção e qualidade de vida”, comenta-se num post de 20 de agosto no Facebook que exibe o gráfico em causa. Baseia-se em dados sobre o número de fisioterapeutas em atividade por cada 100 mil habitantes nos Estados-membros da União Europeia.

Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Dinamarca, Áustria e Finlândia são os países que apresentam uma maior número de fisioterapeutas em proporção da respetiva população. No extremo oposto sobressaem a Estónia, Eslováquia, Bulgária, Portugal e Roménia.

De acordo com esses dados, no grupo dos países que fazem parte da União Europeia, só a Roménia tem menos fisioterapeutas do que Portugal.

” data-title=”Portugal é o 2.º país da UE com menos fisioterapeutas em atividade por cada habitante? – Polígrafo”>

Apesar das dúvidas levantadas por alguns leitores, o gráfico tem informação fidedigna e foi replicado a partir do Eurostat, serviço de estatística da União Europeia.

No ano de 2021, informou o Eurostat, um total de cerca de 611 mil fisioterapeutas estavam a trabalhar na União Europeia, o que equivale a uma média de 136,7 fisioterapeutas por cada 100 mil habitantes.

Verifica-se contudo uma disparidade significativa entre alguns países no topo da tabela como a Alemanha (234,4 fisioterapeutas por cada 100 mil habitantes) ou a Bélgica (215,9 fisioterapeutas por cada 100 mil habitantes) e outros como Portugal (14,16 fisioterapeutas por cada 100 mil habitantes) ou a Roménia (12,68 fisioterapeutas por cada 100 mil habitantes), no fundo da tabela.

Importa aqui ressalvar que os dados de Portugal são referentes a 2018 – não há dados mais recentes em relação a este indicador. Portugal ainda subiu de 13,91 em 2017 para 14,16 em 2018, mas está a grande distância da média da União Europeia (quer em 2021, quer em 2018).

Outros países como a Dinamarca, Luxemburgo, Finlândia e Suécia também não apresentam dados de 2021 – um elemento a ter em conta na análise deste gráfico.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Verdadeiro, mas…

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.