Presidência revela confirmação no dia da Cimeira Europeia em Espanha e a horas da reunião do Grupo de Arraiolos no Porto.
Exclusivos
• Foto: António Pedro Santos/Lusa
Marcelo Rebelo de Sousa e Volodymyr Zelensky durante uma conferência de imprensa em Kiev
Volodymyr Zelensky aceitou o convite que Marcelo lhe endereçou, em agosto, para visitar Portugal, sendo que as autoridades ucranianas e portuguesas “estão a trabalhar na data para concretizar tal visita”.
A informação foi revelada pela Presidência da República, esta quinta-feira, no dia em que o líder da Ucrânia participou na Cimeira Europeia, em Espanha (ver pág. 28), e poucas horas antes do jantar de boas-vindas aos 14 chefes de Estado sem poderes executivos que participam, hoje, no encontro do Grupo de Arraiolos, no Porto.
Nesta reunião, a guerra na Ucrânia é precisamente um dos temas em debate, tal com as alterações climáticas, a sustentabilidade, as migrações, e o atual estado político, económico e social da Europa. Após o jantar desta quinta-feira, nas caves Sandeman, em Vila Nova de Gaia, hoje os líderes europeus reúnem-se no Palácio do Freixo, Porto. Chegam a partir das 09h30 e, após a foto de família, participam em duas reuniões, separadas pelo almoço. No final do encontro, à porta fechada, haverá declarações à comunicação social e os chefes de Estado jantam no Palácio da Bolsa.
Marcelo Rebelo de Sousa visitou a Ucrânia em agosto e participou na comemoração do Dia da Independência. Já em abril de 2022, Zelensky discursou, por videoconferência, no Parlamento português.
SAIBA MAIS
FUNDADO POR JORGE SAMPAIO
Em 2003, Jorge Sampaio, então Presidente da República, promoveu um encontro na vila alentejana de Arraiolos para discutir o futuro da União Europeia com um conjunto de chefes de Estado sem funções executivas.
PRIMEIRA ‘ERA DE MARCELO’
Esta é a primeira reunião em Portugal desde que Marcelo Rebelo de Sousa é chefe de Estado (a última foi em 2014, em Braga). Em 2020, estava previsto realizar-se em Lisboa, o que não aconteceu devido à pandemia de Covid-19.
Megaoperação garante segurança
A operação de segurança da reunião informal do Grupo de Arraiolos é “complexa” e envolve “largas centenas” de agentes da PSP, o Protocolo de Estado, Sistema de Segurança Interna e Serviço de Segurança da Presidência da República. Há condicionamentos de trânsito e estacionamento já desde a madrugada, junto ao Palácio do Freixo e na zona ribeirinha do Porto. O espaço aéreo está interdito junto aos locais onde estarão os chefes de Estado.
PORMENORES
Presidentes
Alemanha, Bulgária, Croácia, Eslovénia, Estó- nia, Finlândia, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Malta, Polónia e Portugal presentes.
Convidado
Klaus Iohannis, presidente da Roménia, junta-se aos outros chefes de Estado, como convidado, já que também tem poderes executivos. O país é vizinho da Ucrânia.
Complexidade
O subintendente José Ferreira, chefe do Núcleo de Operações da PSP do Porto, classificou a operação de segurança como “complexa”.
Volodymyr Zelensky aceitou o convite que Marcelo lhe endereçou, em agosto, para visitar Portugal, sendo que as autoridades ucranianas e portuguesas “estão a trabalhar na data para concretizar tal visita”.
A informação foi revelada pela Presidência da República, esta quinta-feira, no dia em que o líder da Ucrânia participou na Cimeira Europeia, em Espanha (ver pág.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.