No dia em que se celebra a Implantação da República Portuguesa, o contributo da Secção Filatélica da UC
22
O selo apresenta uma foto de António José de Almeida do Arquivo Fotográfico da Assembleia da República e a ilustração da deusa Ceres de Constantino Fernandes, usada nos primeiros selos da República.
António José de Almeida nascido a 17 de julho de 1866, em Vale da Vinha, São Pedro de Alva em Penacova foi um ilustre penacovense.
Frequentou o ensino primário em São Pedro de Alva, fez o Curso Geral dos Liceus no Liceu Central da cidade de Coimbra, e ingressou no curso de Medicina da Universidade de Coimbra em 1889, terminado em 1895. Depois do curso foi médico em Angola, São Tomé e Príncipe, França e Lisboa, empenhando-se aí nas causas republicanas.
Casou com D. Maria Joana Queiroga de Almeida de quem teve uma filha, em dezembro de 1910, pouco depois da proclamação da República.
Foi eleito como sexto presidente da República Portuguesa, cargo que exerceu de 5 de outubro de 1919 a 5 de outubro de 1923, tendo sido o único presidente da 1ª República Portuguesa a cumprir integralmente e sem interrupções o seu mandato de 4 anos, tendo com ele Portugal retornado a uma presidência civil. Deu posse a 16 chefes de governo, tendo sido um reconhecido orador. Faleceu em Lisboa a 31 de outubro de 1929.
Os CTT – Correios de Portugal homenagearam esta personalidade em 1979, como mostrámos no ano passado, mas também em 2016, por ocasião do 150º aniversário do seu nascimento, na emissão filatélica “Vultos da História e da Cultura” lançada em 14 de março. O selo, com taxa A (correio azul prioritário nacional) teve uma tiragem de 110 mil exemplares. O selo apresenta uma foto do homenageado do Arquivo Fotográfico da Assembleia da República e a ilustração da deusa Ceres de Constantino Fernandes, usada nos primeiros selos da República.
José Cura
A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra foi fundada em fevereiro de 1965 por um grupo de estudantes filatelistas, e teve desde sempre um papel importante na Academia, na cidade de Coimbra e em todo o país, na promoção da filatelia, através do estudo e divulgação de selos e todas as suas variantes: provas, carimbos, flâmulas, postais máximos, franquias mecânicas, entre outros. Tem-se como objetivo contribuir para um melhor entendimento e conhecimento da filatelia no público em geral.
A Secção Filatélica está aberta a todos os interessados, podendo ser visitada no seu espaço do 2º piso do Edifício sede da AAC, em Coimbra, ou em http://sfaac-filatelia.blogspot.com/
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.