Samuel Eto’o é o atual presidente da Federação Camaronesa de Futebol Getty Images
O ex-jogador de futebol Samuel Eto’o está sendo investigado por manipulações de resultados em seu país natal, Camarões. As investigações em torno do ex-atleta de Barcelona, Inter de Milão, Chelsea e Everton foram noticias pelo jornal britânico The Guardian. Hoje aos 42 anos, Eto’o ocupa desde 2021 o cargo de presidente da Federação Camaronesa de Futebol. Ele nega as acusações.
Segundo o Guardian, as principais evidências em torno dos supostos crimes de Eto’o constam em gravações telefônicas entre ele e o presidente de um clube camaronês chamado Victoria United. Em um trecho das conversas, o ex-atleta promete a subida da equipe para a primeira divisão local, o que acabou acontecendo, e também se compromete a suspender um juiz.
“Há coisas que podemos fazer, mas você precisa ser muito discreto, irmão”, teria dito Eto’o em uma das gravações. “Não se preocupe, vamos dar os seus três pontos e vamos suspender o juiz. Opopo [apelido do Victoria United] precisa subir para a primeira divisão. É o nosso objetivo. É a nossa federação. O Victoria United vai subir”.
A imprensa internacional diz que a investigação conduzida pelas autoridades camaronesas envolve mais de 40 pessoas da Federação Camaronesa de Futebol. Os crimes investigados são por “abuso de autoridade e corrupção”.
Samuel Eto’o é tido como um dos maiores jogadores africanos de todos os tempos. Ele detém o recorde de maior vencedor do prêmio Jogador Africano do Ano – com quatro vitórias: 2003, 2004, 2005 e 2010. Ele tinha apenas 16 anos quando foi contratado pelo Real Madrid em 1996. Ele acabou sendo emprestado e vendido até ir parar no Barcelona em 2004. Em suas cinco temporadas pela equipe catalã foram 130 gols e vários títulos.
Eto’o ganhou o campeonato espahol três vezes e duas vezes a Liga dos Campeões da UEFA (2006 e 2009). Em 2005 ele foi eleito o terceiro melhor jogador do mundo. Ele também foi campeão italiano e europeu pela Inter de Milão. Pela seleção de Camarões ele venceu a Copa Africana de Nações duas vezes, participou de duas Copas do Mundo e venceu a medalha de ouro olímpica de 2000.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.