Seleção empatou, mas teve hipótese de ganhar, só que a oval não passou entre os postes…
Portugal empatou ontem com a Geórgia por 18-18, na terceira jornada do Grupo C do Mundial, num encontro que deixou um sabor agridoce na boca dos ‘lobos’. Por um lado, após uma primeira parte para esquecer (ou para analisar ao detalhe por toda a equipa), os Lobos cresceram para uma segunda parte incrível, onde dominaram completamente a Geórgia e passaram para a frente no marcador (18-13). Depois, não ‘mataram’ o jogo quando estavam completamente por cima e os Lelos foram buscar forças para fazerem também um segundo toque de meta que acabou por ditar o desfecho.
Agridoces foram, também, os dois ensaios de Raffaele Storti (34’ e 57’). Podiam ter ficado gravados em letras douradas na história do râguebi português se Nuno Sousa Guedes tivesse acertado entre os postes a penalidade que chutou, de ângulo difícil, na bola de jogo… Ou se Samuel Marques não tivesse revelado novamente excesso de pontaria (acertou no poste) na tentativa de transformar o primeiro ensaio… Ou se os Lobos não se tivessem precipitado, mais uma vez, no último terço do terreno, cometendo erros em jogadas que podiam e deviam ter resultado em ensaio.
Olhando para o copo meio vazio, Portugal perdeu uma grande oportunidade de voltar a vencer os georgianos, 18 anos após o último triunfo sobre a formação do Leste. Olhando para o copo meio cheio, o resultado até podia ter sido mais ingrato se Luka Matkava não tivesse errado, também, a transformação do segundo ensaio georgiano. Olhando para o copo como ele está realmente, os Lobos cresceram muito, de facto, e a segunda parte manteve bem vivo o sonho de ainda conseguir uma vitória neste Mundial. Vêm aí Austrália e Fiji.
Para a história fica o primeiro empate de Portugal num Mundial que assegura, desde já, a melhor participação de sempre dos Lobos. Os dois pontos conquistados superam o ponto alcançado em 2007, através de um ponto de bónus defensivo na derrota com a Roménia.
Portugal empatou ontem com a Geórgia por 18-18, na terceira jornada do Grupo C do Mundial, num encontro que deixou um sabor agridoce na boca dos ‘lobos’. Por um lado, após uma primeira parte para esquecer (ou para analisar …
Por Sérgio Lopes
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.