Portugal? “Aliado ideal”; Nove mortos em ataque na Crimeia

Crimeia. 9 pessoas morreram em ataque no quartel-general da frota russa

Daniela Carrilho | há 2 horas

Nove pessoas morreram e 16 ficaram feridas, entre elas dois generais, num ataque aéreo ucraniano ao quartel-general naval russo no Mar Negro, na Crimeia, de acordo com informação avançada pelo chefe da inteligência militar ucraniana.

Kyrylo Budanov afirmou que “entre os feridos está o comandante do grupo, coronel-general [Alexander] Romanchuk, em estado muito grave”, enquanto o chefe do Estado-Maior, Tenente-General Tsekov, “está inconsciente”.

Em tempos de guerra, Portugal é um “aliado ideal” e um país seguro

Lusa | há 2 horas

O Presidente da República defendeu em Newark, nos Estados Unidos, perante a embaixadora norte-americana em Portugal, que Portugal é “o aliado ideal” e um país seguro em tempos de guerra.

“Somos o aliado ideal, porque somos um aliado respeitável e seguro”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa, na noite de sexta-feira, já madrugada de hoje em Portugal, no Sport Club Português, em Newark, no estado norte-americano de New Jersey, último ponto do seu programa nos Estados Unidos da América.

Este encontro com emigrantes portugueses e lusodescendentes contou com a presença da embaixadora dos Estados Unidos em Portugal, Randi Charno Levine, que se referiu ao Presidente português como um “bom e velho amigo do povo americano”.

No seu discurso, o chefe de Estado descreveu Portugal como “um país que cá fora é um exemplo e lá dentro é pacífico e também seguro”, sustentando que “pode haver guerras, que em Portugal é seguro viver — foi assim na II Guerra Mundial, é assim guerra após guerra”.

Para recordar

Daniela Carrilho | há 2 horas
  • Biden prometeu a Zelensky mísseis de longo alcance ATACMS. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, garantiu ao homólogo ucraniano que vai fornecer mísseis ATACMS de longo alcance a Kyiv, ao contrário do veiculado durante a visita de Volodymyr Zelensky a Washington, informou a cadeia norte-americana NBC.
  • “Putin acha que as democracias se cansam, que o tempo está a seu favor”. O alto representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, afirmou que “há alguns líderes que precisam de ser tratados de uma forma diferente”.
  • Kyiv acusa Rússia de voltar a atacar infraestruturas energéticas. O primeiro-ministro ucraniano, Denys Chmygal, acusou na sexta-feira a Rússia de ter reiniciado a campanha de “terror energético”, atacando infraestruturas essenciais na Ucrânia à medida que o inverno se aproxima.
  • UE desembolsa nova parcela de 1,5 mil milhões de ajuda à Ucrânia. A União Europeia (UE) desembolsou mais uma parcela de 1,5 mil milhões de euros (ME) do pacote de assistência macrofinanceira (AMF+) à Ucrânia fixado para este ano.

Início de cobertura

Daniela Carrilho | há 2 horas

Bom dia. Iniciamos este sábado uma nova cobertura AO MINUTO sobre os principais acontecimentos da guerra na Ucrânia. Pode recordar a cobertura de ontem aqui:

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 07:52 – 22/09/2023


Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.