Acordo entre Cabo Verde e Microsoft prevê modernização e formação – África

Objetivos incluem aumento de acesso a tecnologias e de inclusão digital em comunidades remotas e aposta em iniciativas de educação, saúde e desenvolvimento comunitário.

A multinacional informática Microsoft e o Governo cabo-verdiano assinaram esta quinta-feira um acordo que prevê ações de modernização da infraestrutura de tecnologia do país e programas de formação para a população, anunciou o executivo em comunicado.

“Investimentos serão feitos na modernização da infraestrutura de tecnologia” e “serão implementados programas de formação e capacitação em tecnologia” abertos à população, acrescentou, acerca do entendimento assinado esta quinta-feira em Nova Iorque.

A Microsoft lançou esta semana, durante a 78.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, o seu Programa de Desenvolvimento Digital com o qual pretende “ajudar as nações parceiras Angola, Etiópia e Cabo Verde a modernizarem infraestruturas e fornecerem serviços críticos”, anunciou a marca, na Internet, sem mais detalhes.

O entendimento com o arquipélago lusófono concretizou-se esta quinta-feira numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, contando com a presença de Kate Behncken e Justin Spelhaug, dirigentes da área de filantropia da Microsoft.

Pedro Lopes, secretário de Estado para a Economia Digital, subscreveu o acordo por Cabo Verde.

Os objetivos anunciados esta quinta-feira incluem ainda o aumento de acesso a tecnologias e de inclusão digital em comunidades remotas, fomento de ‘startups’ e empresas de base tecnológica e aposta em iniciativas de educação, saúde e desenvolvimento comunitário.

“Esta colaboração estratégica entre a Microsoft e o Governo de Cabo Verde tem o potencial de transformar o arquipélago numa referência regional em inovação e desenvolvimento tecnológico”, sublinhou o executivo, referindo que “ambas as partes esperam gerar impactos mensuráveis, prevendo, por exemplo, um aumento significativo na adoção de tecnologias digitais”.

Durante a cerimónia, o primeiro-ministro de Cabo Verde referiu que “a estabilidade política tem proporcionado um ambiente propício para o planeamento estratégico a longo prazo e a execução efetiva de iniciativas digitais”, considerando-a “um fator que gera confiança nos investidores e parceiros globais”. 

“O compromisso do nosso país em tornar-se um ‘hub’ tecnológico na sub-região é reforçado pela parceria que hoje formalizamos. A Microsoft, uma empresa líder mundial no setor tecnológico, junta-se a nós nesta jornada rumo ao desenvolvimento digital”, referiu.

 

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.