Putin afirma que EUA e elites dominantes são as maiores ameaças ao mundo

“A República do Haiti tem soberania sobre a exploração de seus recursos naturais. Assim como a República Dominicana, com a qual compartilha o rio Massacre, ela tem o pleno direito de fazer captações (retiradas de água) ali, de acordo com o acordo (bilateral) de 1929. O governo da República do Haiti tomará todas as medidas necessárias para proteger os interesses do povo haitiano”, disse o governo haitiano em um comunicado.

Histórico e discriminação

Há meses, a República Dominicana vem tentando impedir a migração de haitianos. Inclusive, a posição do país no Caricom (Mercado Comum e Comunidade do Caribe) é que “os Estados Unidos e outras potências deveriam intervir no Haiti”.

O relacionamento entre os vizinhos sempre foi turbulento. Há uma discriminação forte por parte de uma parcela dos dominicanos, o que gera terreno fértil para uma propaganda que diz que “o Haiti invade a República Dominicana”.

A ditadura de Rafael Trujillo na República Dominicana (1930-1961) sempre foi contrária ao Haiti. Em 1937, ele organizou um massacre contra os haitianos e todos os negros que se pareciam com haitianos, alegando que havia o perigo de a República Dominicana se tornar “haitianizada”. Grupos de ódio contra haitianos se formaram na época.

Em 2015, o governo dominicano, então sob comando de Danilo Medina (2012-2020), alegou que os haitianos estavam entrando na República Dominicana “como se estivessem na sua própria casa”.

Cuba

A fronteira fechada para haitianos deverá respingar em Cuba, onde existe uma grande comunidade haitiana, que vem crescendo nos últimos anos, com o agravamento da crise. Em geral, os haitianos são bem recebidos, inclusive como força de trabalho em potencial. No entanto, Cuba tem dificuldade para gerenciar o fluxo de pessoas, consequência da crise econômica do país.

Embora Cuba mantenha uma política de “compartilhar o que tem e não apenas o que sobra”, o país tem enfrentado crises energéticas e dificuldades no fornecimento de produtos de primeira necessidade.


Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.