Abertura da 1ª Semana Acadêmica de Tecnologia em Gestão do Agronegócio discute manejo sustentável dos solos

Abertura 1ª Semana Acadêmica contou com acadêmicos e professores do curso (Fotos: Natália Rezende/ Dicom Unitins)


A abertura da 1ª Semana Acadêmica do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Paraíso aconteceu na noite desta quinta-feira, 14, no auditório do Bloco B. Os acadêmicos tiveram acesso aos conhecimentos sobre a temática dos efeitos climáticos que desempenham um papel crucial na região do Vale do Araguaia no Tocantins, e ainda participaram de dinâmicas educativas e descontraídas. O evento contou com a participação do coordenador do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, Adriano Sérgio Bernardo Queiroz; da diretora do Câmpus Paraíso, professora Kênia Paulino de Queiroz Souza, e demais professores do curso.

Coordenador, Adriano Sérgio, professores e acadêmicos que compõem o Centro Acadêmico do curso durante o evento


A organização do evento teve apoio do Centro Acadêmico (CA) do curso. Para a presidente do CA, a estudante Hysabelly da Silva Santos é uma grande honra fazer parte deste evento histórico. É a nossa primeira semana acadêmica e estamos muito felizes, então será de grande visibilidade e ensinamento para o nosso curso”. Para a aluna, a primeira noite de palestra foi muito importante, já que “o ramo do agronegócio é muito conhecido como destrutivo, e é muito relevante sermos orientados para mudar essa realidade, e que não podemos deixar de lembrar em nossa profissão, que precisamos cuidar do nosso solo”, finalizou a acadêmica do 4º período.

 

O professor do curso, Diony Alves, explicando para o público sobre o manejo sustentável do solo ser uma preocupação com o futuro


 

Palestra de abertura

 

Na ocasião, foi realizada também a palestra “Manejo e Conservação do Solo e da Água: A Importância para o Futuro da Agricultura Sustentável”, ministrada pelo professor do curso Diony Alves Reis. O docente lembrou durante a sua apresentação que 12 milhões de hectares de solo são perdido anualmente por causa da degradação. A cada cinco segundos o mundo perde quantidade de solo equivalente a um campo de futebol. O professor mostrou alguns exemplos de degradação do solo para os acadêmicos. “Solos degradados geram pessoas pobres e solos férteis produzem riquezas. Estamos fazendo o manejo e não nos preocupando com as próximas gerações, e temos dados importantes que apontam sobre a ação negativa da humanidade que afetam os solos”.

Conforme o docente, os alunos são as jóias preciosas do futuro e este conteúdo leva-os a entenderem sobre a responsabilidade que precisam ter ao se tornarem cidadãos preocupados com a realidade. “O solo é a base para infraestruturas humanas e estudar solos é extremamente importante, pois ele é uma influência, devido às interações com diversos outros nutrientes e a água. É por isso que falamos de conservação de solos, porque estamos protegendo todos os outros. São vocês que serão os que irão mostrar isso para os agricultores e para as futuras gerações, tornando-se agentes reparadores e protetores de solo”, finalizou o professor.

 

Abertura do evento reuniu acadêmicos, docentes e equipe diretiva do Câmpus Paraíso


Segundo o coordenador do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, Adriano Sérgio Bernardo Queiroz, a Semana Acadêmica é um evento que fortalece o curso e gera integração entre acadêmicos e professores. “É um momento deles e para nossos acadêmicos, e uma data histórica para o curso que trabalha, constantemente, para o fortalecimento do Câmpus Paraíso. Os alunos estão sendo inseridos em cada palestra, como essa do professor Diony Alves, em temáticas de práticas sustentáveis para toda a região do Vale do Araguaia. Esses futuros profissionais do Agronegócio terão tomadas de decisões que refletem essa abordagem sem deixar de levar em consideração a degradação dos solos, provocando assim o desenvolvimento regional apoiado na sustentabilidade”, destacou.

A diretora do Câmpus Paraíso, professora Kênia Paulino de Queiroz Souza, pediu que os alunos aproveitem a programação com todo empenho e dedicação. “Desejamos que os acadêmicos façam bom aproveitamento dessas informações que estão sendo doadas na 1ª Semana Acadêmica do curso. É realmente uma ação que marca a história deles, do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, e também do Câmpus Paraíso. Essa iniciativa da Unitins ficará guardada, de forma sólida, na preocupação sustentável que os futuros profissionais do Agronegócio terão com as demandas climáticas da Região do Vale do Araguaia”.

 

Acadêmicos participando de uma dinâmica sobre questões do Agronegócio, ministrada pela docente do curso, Denilda Caetano de Faria


 

Programação

O evento segue com ciclo de palestras nesta sexta-feira, 15, e no sábado pela manhã,16. Confira a programação abaixo:

 

 

 


Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.