Arqueólogos desenterram múmia de 1.000 anos em bairro residencial no Peru Por Reuters

Reuters

Publicado 06.09.2023 20:54

LIMA – Arqueólogos no Peru desenterraram uma múmia de 1.000 anos na mais recente descoberta em um sítio arqueológico localizado em um bairro residencial da capital do país, Lima.

Os restos mortais foram encontrados ao lado de vasos de cerâmica, tecidos e outros objetos no sítio Huaca Pucllana, no centro do rico distrito de Miraflores, em Lima, disse a chefe da equipe de arqueólogos, Mirella Ganoza, à Reuters nesta quarta-feira.

“Este é um indivíduo adulto sentado com as pernas dobradas”, disse a pesquisadora, observando que a múmia tinha cabelos longos e uma mandíbula quase completamente intacta.

A múmia descoberta viveu possivelmente há um milênio, no início da cultura Ychsma, que se desenvolveu na costa central do Peru moderno, durante um período de reorganização social antes da chegada dos Incas à região, disse Ganoza.

Múmias e oferendas antigas já foram encontradas no sítio Huaca Pucllana, e os especialistas veem o local como uma caixa de Pandora com muito mais a ser encontrado.

Embora mais conhecido pelo retiro real Inca no topo da montanha de Machu Picchu, o Peru foi lar de várias culturas pré-hispânicas que prosperaram nos séculos anteriores à ascensão do império Inca ao poder, principalmente ao longo da costa central do país e nos Andes.


Abaixe o App

Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!

Baixar Agora

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.