Suzi Barbosa “é candidata de peso” na União Africana, defende Umaro Sissoco Embaló

Ainda a ano e meio da eleição para substituir Moussa Faki Mahamat, a candidatura da ex-ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, continua a ganhar fôlego, com o Presidente Umaro Sissoco Embaló a dizer que se trata de uma candida de peso a este cargo regional.

É uma candidata de peso, com muito agrado, tenho muito prazer nesta candidatura. Foi uma ministra de grande calibre. Foi uma ministra dos Negócios Estrangeiros que deixou marca. A União Africana tem a questão do género para a presidência da comissão. E ainda podem aparecer outros candidatos. E bons. É muito plausível que apareçam outros candidatos, mas esta candidatura é mais um orgulho para a Guiné-Bissau. E não só, também para os PALOPS e para a CPLP“, disse o Presidente da Guiné-Bissau, à chegada ao aeroporto de Bissau, no regresso de férias ao país.

Em declarações à RFI na terça-feira, a antiga ministra assumiu esta vontade de encabeçar a União Africana lembrando que o país esteve recentemente à frente da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e que tem legitimidade para querer bater-se pelos lugares cimeiros das maiores organizações em África.

Eu penso que temos que ambicionar mais e temos que mostrar que realmente, nós, países lusófonos temos condições também de presidir as grandes organizações e eu acho que no meu caso há uma grande vantagem: o facto de ser mulher. Até à data só tivemos uma presidente da União africana mulher Nkosazana Zuma. Acho que é mais que tempo de demonstrar que, nós, as mulheres estamos à altura de ocupar também cargos importantes em África, uma vez que representamos a maioria da população africana“, declarou Suzi Barbosa em entrevista à RFI.

Suzi Barbosa é actualmente conselheira do chefe de Estado da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.