Exposições e filmes gratuitos. Vai ser assim este fim de semana em Setúbal – New in Setúbal

Para muitos, setembro é o mês em que terminam as férias e começam novamente as longas horas no trabalho. Por isso mesmo, os períodos de descanso tornam-se ainda mais valiosos e tendo em conta que setembro é imprevisível quanto à meteorologia e pode não estar bom tempo para a praia, é sempre bom ter alternativas.

A Câmara Municipal de Setúbal deixa-lhe, semanalmente, um programa de sugestões que pode aproveitar para descansar no fim de semana e relaxar nos vários espaços municipais. Nos próximos dias, vai haver várias exposições para ver, tertúlias para participar e ainda mais filmes para assistir.

Desde a Casa da Cultura, passando pela Biblioteca Municipal e terminando na Casa das Imagens Lauro António, há um conjunto de atividades, em diferentes horários, pensadas para toda a família. Além disso, se ainda não conhece todos os cantos dos vários equipamentos da Câmara Municipal, aproveite para fazê-lo porque os próprios espaços têm um conceito diferente, mas sempre de promoção e divulgação do património setubalense.

Confira a lista de programas gratuitos que pode fazer este fim de semana.

Sexta-feira

16 horas — “Maior que o pensamento – Zeca Afonso | Primórdios”. O primeiro episódio do documentário de Joaquim Vieira, de 2011, revela as origens do cantautor Zeca Afonso, da infância passada em África aos estudos em Coimbra e ao início da carreira musical. Evento do projeto Venham Mais Vinte e Cincos, comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril. Na Casa das Imagens Lauro António.

17 horas — “Finissage da exposição ‘Black Eclectic Anthropocene’”. Encerramento da exposição de Iyallola “Iffy” Tillieu que inclui uma visita guiada à mostra pela artista, uma entrevista e uma sessão de poesia africana. No Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.

18 horas — “Loulou”. O filme de Maurice Pialat, de 1980, com Isabelle Huppert, Gérard Depardieu, Guy Marchand, Humbert Balsan, que acompanha a vida de Nelly e Loulou, passa no ciclo Um Verão com Maurice Pialat. No Cinema Charlot — Auditório Municipal.

21h30 — “Zazie Dand le Metro”. A comédia de Louis Malle, de 1960, com Catherine Demongeot, Philippe Noiret, Hubert Deschamps e Carla Marlier, que acompanha as peripécias da pequena Zazie na descoberta de Paris, é o Filme Francês do Mês. Casa da Cultura, Sala José Afonso.

21h30 — “Daniel e Daniela”. Exibição da obra de Sofia Coelho, de 2022, com a história de um pai de 83 anos que leva a filha de 12 numa viagem às suas origens. Evento do ciclo Cinema na Rua, do programa Cultura em Movimento. Espaço NBNC da Bela Vista.

Sábado

21h30 — “Jazz no Pático”. DIMAS O trio Luís Cunha, trompete, Carlos Barreto, contrabaixo, e João Sousa, bateria, reúne-se pela primeira vez em concerto para uma partilha musical que viaja entre o cancioneiro norte-americano e a exploração artística individual e coletiva. Na Casa da Cultura, Pátio do Dimas.

21h30 — “Leroy”. O filme de Armin Völckers, de 2007, sobre um jovem afro-alemão e a relação com os irmãos skinhead da namorada, passa no ciclo Cinema na Rua, do programa Cultura em Movimento. No Jardim de Vanicelos.

A decorrer

Até 14 de setembro — “Água, um bem essencial”. Mostra coletiva de artes plásticas de associados da Artiset. Na Casa da Cultura, Espaço das Artes.

Até 20 de setembro — “Djintis de Guiné-Bissau – Gentes da Guiné-Bissau”. Exposição de pintura de Young Nuno, com trabalhos em óleo e acrílicos sobre tela e desenhos. Na Biblioteca Municipal Serviços Centrais.

Até 16 de setembro — “Do micro ao macro. Do macro ao micro”. Mostra coletiva de arte contemporânea, com obras de 13 artistas plásticos, reveladora da diversidade de abordagens artísticas. Na Galeria Municipal do 11.

Até 21 de setembro — “A cor da cegonha”. Mostra fotográfica de Helena Tomás, da XXV Festa do Teatro. No Fórum Municipal Luísa Todi.

Até 24 de setembro — “A Sala do Coro Alto do Convento de Jesus”. Patrimónios revelados durante os trabalhos de conservação e restauro. Museu de Setúbal/Convento de Jesus partilha com o público, entre julho e setembro, o processo de acompanhamento arqueológico, de conservação e de restauro, a par dos patrimónios revelados, aquando das intervenções executadas na Sala do Coro Alto, no âmbito das obras estruturais de reabilitação, concretizadas entre 2016 e 2020.

Até 27 de setembro — “Eco-brinquedos”. Mostra do artista plástico Zévi, com exemplares de brinquedos elaborados em oficina recreativa. Na Biblioteca de Azeitão.

Até 30 de setembro — “António Lobo Antunes”. Mostra biobibliográfica do ciclo Autor do Mês. Na Biblioteca Municipal Serviços Centrais.

Até 31 de outubro — “Um Rio, uma Serra”. Exposição de pintura de Manuel Gardete, que apresenta um percurso visual e documental do rio, da cidade e da serra e inclui o recurso audiovisual “Sado_Arrábida”. No Forte de Albarquel.

Até 30 de setembro — “Carpintaria”. Mostra do ciclo de Artes e Ofícios, que integra parte do espólio que o mestre Adelino Veiga doou ao município, que explora o passado, o presente e o futuro desta ocupação. No Museu do Trabalho Michel Giacometti.

Até 20 de outubro — “Em Cena: O Teatro de Lauro António”. Mostra comemorativa do segundo aniversário da Casa das Imagens Lauro António e integrada na Noite Europeia dos Museus.

Até 31 de dezembro — “Bocage — Polémico. Discutido. Genial”. Mostra, com suportes media audiovisuais, que percorre a cronologia bocagiana, com início na família do poeta e término na forma como este foi visto e interpretado mesmo após a morte. Na Casa Bocage.


Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.