“Eles foram acusados do desvio de fundos públicos e remetidos para a prisão”, revelou Salifou Béavogui, que lidera o coletivo de advogados de defesa dos arguidos.
Além de Fofana, foram detidos os ex-ministros da Defesa, Mohamed Diané, do Meio Ambiente, Oyé Guilavogui, e dos Hidrocarbonetos, Zakaria Coulibaly, que devem começar a ser julgados na segunda-feira, acrescentou o advogado.
“Pensamos que eles não deviam ir para a cadeia porque, até prova em contrário, existe a presunção de inocência. Estamos em presença de um procedimento expeditivo e punitivo”, disse o advogado, acrescentando que não foram detalhadas as acusações.
Os quatro arguidos foram hoje apresentados ao juiz do Tribunal de Combate de Delitos Económicos e Financeiros (Crief, na sigla em francês), recém-criado pela junta militar que derrubou em 05 de setembro de 2021 o Presidente Alpha Condé, após mais de 10 anos no poder.
Ibrahima Kassory Fofana, chefe de governo de maio de 2018 até ao golpe de setembro de 2021, foi designado em 31 de março líder interino do antigo partido de Condé, até à realização de um congresso.
Mohamed Diané foi um dos principais ajudantes de Alpha Condé.
Os militares que tomaram o poder pela força fizeram da luta contra a corrupção, considerada endémica, uma das suas grandes prioridades.
O coronel Mamady Doumbouya, chefe da junta militar e que agora é Presidente, assegurou que não haveria “caça às bruxas”, mas que a justiça seria a “bússola” do país.
Leia Também: Preço de referência da castanha de caju na Guiné-Bissau é justo
Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer
O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.
Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!
Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.