Brasil: Lula visita África do Sul, Angola e São Tomé e retoma relações diplomáticas com o continente 

O governo brasileiro planeia a retoma plena das relações diplomáticas com África. Já este mês, dia 21, o Presidente da República, Lula da Silva, irá viajar até ao continente africano para participar na Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), na África do Sul, e terá reuniões bilaterais com lideranças políticas em Angola.

O líder brasileiro irá estar também em São Tomé e Príncipe para participar na Cúpula da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e ter mais reuniões bilaterais com lideranças políticas africanas.

A reabertura de embaixadas que o seu antecessor (Bolsonaro) fechou nos últimos quatro anos será uma prioridade e também irá avaliar a abertura de novos postos diplomáticos em locais onde o país ainda não tem presença.

De acordo com o Palácio do Planalto, a informação é de que a intenção do presidente é fazer o anúncio destas aberturas durante a viagem. 

Recorde-se que em 2020, as representações brasileiras que tinham sido abertas pelo primeiro governo de Lula nas cidades de Freetown (Serra Leoa) e Monróvia (Libéria) foram fechadas e os seus serviços foram deslocados para a embaixada do Brasil em Acra (Gana). 

Agora, a ideia é a de retomar os trabalhos nesses locais e ainda considerar países como Ruanda e a Gâmbia, todos na África.

Nos oito anos relativos aos dois primeiros mandatos de Lula da Silva, ele fez 30 viagens para a África, enquanto o seu então chanceler Celso Amorim realizou 67 missões para o continente.

Carlos Vasconcelos – Correspondente 

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.