Cabo Verde retirou oito cidadãos com ajuda de Portugal e de França

De acordo com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, em entrevista ontem à noite à televisão pública cabo-verdiana, os oito cabo-verdianos deviam ter saído hoje ao meio dia do Aeroporto Charles de Gaulle em Paris, num voo da Cabo Verde Airlines para a cidade da Praia.

Nós sabemos que uma situação de golpe de Estado é sempre uma situação de insegurança. Os cabo-verdianos que se encontravam no Níger, muitos deles numa missão da Cereec (Centro para as Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO), mas dois deles numa formação também na Agrhymet, esses cabo-verdianos estavam tranquilos, mas inquietos, em relação à sua segurança“, começou por dizer.

Rui Figueiredo Soares defende que os esforços diplomáticos foram intensos. “Fizemo-lo como uma diplomacia deve funcionar. Fizemos esse esforço também nos bastidores, em contactos muito intensos com os nossos amigos da União Europeia, especialmente de Portugal e de França. Eu queria aproveitar aqui, publicamente, para agradecer os esforços das autoridades portuguesas para nos ajudarem a resolver esta situação, até porque a saída era essencialmente de cidadãos europeus e conseguimos que os oito cabo-verdianos que decidiram sair, [conseguissem sair]“, disse ainda.

Um decidiu ficar e permanecer no Níger porque disse que se sente seguro. Tinha estudado lá. Está a fazer uma formação e preferiu continuar. Os que quiseram sair, nós conseguimos, graças a este apoio indescritível de Portugal, das autoridades francesas também“, rematou o governante.

Ouça aqui o ministro num registo facultado pelo nosso correspondente Odair Santos:

Correspondência Cabo Verde, 03-08-2023


Rui Figueiredo Soares esclareceu ainda que Cabo Verde não vai enviar efectivo militar para o Níger, caso a CEDEAO decida neste sentido. O chefe da diplomacia cabo-verdiana disse que o chefe de estado maior das forças armadas de Cabo Verde, que participa de uma reunião em Abuja, convocada para analisar a situação no Níger, levou esta informação e a mensagem de apoio a todas as decisões da comunidade sobre o Níger 

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.