Cabo Verde: Juventude debateu Futuro Sustentável no II Fórum Regional da Juventude

O II Fórum Regional da Juventude de 2023, inserido no Programa Youth Connekt Cabo Verde, que decorreu entre 26 e 28 de Julho, na cidade de Assomada, com o tema “Turismo Rural e Agricultura Inteligente para o Desenvolvimento Sustentável”, reuniu 120 jovens das ilhas de Santiago e Maio para refletir e debater setores-chave para o desenvolvimento do país.

O evento, organizado em parceria entre o Governo de Cabo Verde, através do Instituto do Desporto e da Juventude, e o Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF, contou com a presença do Secretário de Estado da Economia Agrária, Miguel da Moura, que ressaltou a relevância do fórum como espaço para os jovens ouvirem diretamente dos decisores políticos e as políticas do governo relacionadas com o Turismo Rural e a Agricultura Inteligente.

David Matern, representante do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF em Cabo Verde, elogiou a iniciativa do governo de descentralizar as ações em prol da juventude cabo-verdiana, dando-lhes um papel de liderança no desenvolvimento do país e promovendo espaços de diálogo entre os jovens e diversos atores, incluindo setor privado, associações juvenis e poder local e central.

O Fórum Regional da Juventude tem como objetivo proporcionar uma plataforma para os jovens discutirem o Turismo Rural e a Agricultura Inteligente como setores de grande potencial para o desenvolvimento sustentável das ilhas de Santiago e Maio. Durante os dois dias de evento, foram apresentados e debatidos temas como Agricultura Moderna e Novas Tecnologias, Incentivo e Financiamento em condições Favoráveis e ainda as Políticas Públicas para a Promoção do Turismo Sustentável e Desenvolvimento.

A Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, destacou a atitude pro-ativa e ambiciosa da juventude de Santiago Norte ao longo dos séculos e salientou a importância de qualificar os jovens para o mercado de trabalho, apostando na formação profissional e superior. Jassira Monteiro enfatizou ainda a necessidade de refletir sobre a captação e rentabilidade da água na agricultura, especialmente num município onde as chuvas são essenciais para o desenvolvimento agrícola.

O Secretário de Estado para a Economia Agrária, Miguel Moura, destacou a importância da agricultura inteligente em Cabo Verde, destacando a necessidade de enfrentar a escassez de água e investir na agricultura de rega gota a gota. Miguel Moura ressaltou igualmente que o turismo rural é uma área promissora para a agricultura inteligente, considerando que os turistas valorizam produtos locais e sustentáveis.

O Fórum Regional da Juventude é uma oportunidade para os jovens ouvirem, debaterem e proporem soluções para o desenvolvimento de Cabo Verde, contribuindo para a promoção de um futuro sustentável do país. Durante o evento, entre outras atividades, decorreram diversos workshops temáticos e oficinas sobre Agricultura Inteligente e estratégias do Turismo Sustentável, e foi realizada uma visita ao Parque Natural Serra Malagueta.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.