Cúpula da Amazônia mobiliza Superintendentes Federais de Agricultura da Região Norte

Oziel Oliveira (E) reúne superintendentes de Agricultura da Região Norte em Brasília – Foto: Elio Rizzo/AGROemDIA

Da redação//AGROemDIA

As Superintendências Federais de Agricultura (SFAs) dos sete estados da Região Norte estão prontas para dar suporte ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e aos demais órgãos do governo federal durante a Cúpula da Amazônia, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de agosto em Belém. “As SFAs do Norte vão apoiar o governo federal para mostrar ao mundo as ações da agropecuária sustentável desenvolvidas na região”, diz o coordenador-geral de Apoio às Superintendências do Mapa, Oziel Oliveira.

Nesta semana, os superintendentes de Agricultura do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins participaram de uma imersão voltada à gestão estratégica, na sede do Mapa, em Brasília. De terça (25) a sexta-feira (28), eles participaram de reuniões com gestores do Mapa para troca de informações sobre procedimentos administrativos e ações e projetos voltados ao setor agropecuário em execução nos estados.

“Com a imersão, buscamos melhorar ainda mais a gestão da SFAs, a fim de que elas possam prestar um serviço cada vez mais eficaz ao setor produtivo rural nos estados”, ressalta Oziel Oliveira. “Esta é uma oportunidade para mostrarmos aos superintendentes o que Mapa pode oferecer de apoio
às SFAs e, ao mesmo tempo, ouvir as demandas deles.”

Além do Norte, os superintendentes de Agricultura das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste também participarão de imersões de gestão estratégica, em Brasília. O objetivo, segundo Oziel Oliveira, é capacitar ainda mais os gestores do Mapa nos estados para atender as crescentes demandas do setor produtivo rural, hoje o principal segmento da economia brasileira.

Foto: Elio Rizzo/AGROemDIA

SAIBA MAIS

Lula destaca importância da Cúpula para construir política de preservação das florestas tropicais

A Cúpula da Amazônia foi articulada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com objetivo de elaborar uma política de preservação das florestas tropicais. O Brasil espera que os países da região aprovem, em Belém, uma posição conjunta para levar à conferência do clima das Nações Unidas (COP28), nos Emirados Árabes, em novembro deste ano.

O evento reunirá representantes do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, que compõem a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

O governo federal também convidou para a Cúpula o presidente da França, Emmanuel Macron, representando a Guiana Francesa, e presidentes de outros países que possuem florestas tropicais, como Congo e Indonésia.

“Esse encontro é importante porque vai balizar a discussão que será levada à COP-28, no final do ano, nos Emirados Árabes”, disse Lula, durante o programa Conversa com o Presidente, no último dia 25. “O que queremos é dizer ao mundo o que vamos fazer com as nossas florestas e o que o mundo tem que fazer para nos ajudar, porque prometeram 100 bilhões de dólares em 2009 e até hoje não saiu”.

 

 

 

 

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.