Portugal-República Checa, 91-79: Seleção cresce – Basquetebol

A Seleção Nacional terminou ontem o Torneio Internacional Coração de Viana com uma triunfo claro frente à República Checa (91-79), que serviu de preparação para a pré-qualificação olímpica. Portugal deu mostras de estar a evoluir, tendo estado sempre a crescer ao longo desta competição.

“Estamos muito contentes com o desempenho dos jogadores. No primeiro jogo, contra uma equipa muito física, tivemos algumas dificuldades, mas ajustámos. Melhorámos do ponto de vista defensivo mas temos ainda algumas coisas a melhorar”, analisou o adjunto Sérgio Ramos, no final de um encontro em que a Seleção entrou concentrada e rapidamente disparou no marcador, com um parcial de 27-19. Ao intervalo, o conjunto das quinas liderava por 51-41, tendo acabado por consolidar a superioridade na segunda parte: chegou aos 20 pontos de vantagem, muito fruto da inspiração no tiro exterior: 10 triplos em 18 tentativas foi um bom indicador, assim como os 84% de eficácia na linha de lance livre (27 em 32).



A nível individual, Travante Williams evidenciou-se com 21 pontos e seis ressaltos. Destaque ainda para a homenagem ao capitão Miguel Queiroz, que fez o 100º jogo pela Seleção. “É um dia especial, porque cheguei a um patamar onde não muitos chegaram. Não é pelo centésimo jogo em si, é para consistência ao longo dos anos”, disse o poste, aplaudindo o desempenho: “Melhorámos de jogo para jogo”.

Neemias Queta tem apoiado de fora a Seleção (e também os Sub-18 em Matosinhos), lamentando não conseguir ajudar devido a lesão: “É um infortúnio não poder estar a competir com eles dentro de campo, a contribuir para a qualificação que vamos jogar, mas estou aqui para os apoiar e ajudar como posso!”.

Segue-se agora a King’s Cup (4 a 7 de agosto) na Jordânia, antes da pré-qualificação olímpica na Polónia (de 13 a 20).

Portugal bate vice-campeãs

Portugal entrou da melhor forma no Campeonato da Europa Sub-20 feminino (Divisão A) que decorre na Lituânia, ao bater (83-68) a Rep. Checa, vice-campeã europeia. A seleção esteve a maior parte do encontro em vantagem, chegando ao intervalo a vencer por 42-30. Na 2ª parte, Portugal conseguiu gerir a vantagem, não permitindo a reaproximação. Ana Barreto (23pts) e Inês Bettencourt (15pts) estiveram em destaque. “Foi importante termos entrado a vencer. Funcionamos bem como equipa”, analisou Catarina Frederico. Hoje (11h00) há novo duelo no Grupo A, frente à Sérvia, que bateu ontem Israel (73-70).

Triunfo frente à Hungria

Portugal bateu a Hungria por 74-69 no Europeu Sub-18 (Divisão B) que se realiza em Matosinhos, e vai discutir hoje (12h30) o 9º lugar com a Bulgária. Num jogo equilibrado, a seleção fez um parcial de… 17-0 no último quarto para virar a desvantagem de 11 pontos (50-61) para 67-61. A nível individual, Tiago Filipe deu nas vistas (15pts, 9res, 5ast, 4rb, 1dl).


Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.