Prémios António Salvado entregues este sábado

Reconquista – 20/07/2023 – 8:30

A Junta de Freguesia de Castelo Branco realiza, nos dias 21 e 22 de julho, a terceira edição do Roiz Música e Poesia. A iniciativa inclui a entrega dos prémios do Prémio Internacional de Poesia António Salvado – Cidade de Castelo Branco.

A entrega dos prémios António Salvado é uma homenagem ao poeta albicastrense

A terceira edição do Roiz Música e Poesia decorre nos próximos dias 21 e 22 de julho, em Castelo Branco. A iniciativa promovida pela Freguesia albicastrense inclui a entrega dos prémios do Prémio Internacional de Poesia António Salvado – Cidade de Castelo Branco, no qual a Câmara surge como copromotor.

Como o Reconquista anunciou em primeira mão, José Jorge Letria foi o vencedor português, com o livro “Aviões com Nomes de Poetas”. A obra da responsabilidade da Freguesia de Castelo Branco foi editada pela editora albicastrense RVJ Editores e surge numa edição bilingue, com a tradução do professor da Universidade de Salamanca, Alfredo Pérez de Alencart. Já o vencedor em língua castelhana foi Ramón Garcia Mateos, com o livro “Retratos e Figuraciones”, também com a responsabilidade da Freguesia, tem uma edição bilingue, da editora de Fafe, Labirinto.

A entrega dos prémios será feita às 16H00 na Biblioteca de Castelo Branco, numa sessão aberta ao público, e onde será lida a “Carta para António, o amigo-irmão que foi para o lugar onde mora a poesia”.

“Aviões com nome de poetas”, de José Jorge Letria,

foi o livro vencedor do Prémio, na categoria de língua portuguesa

 

Antes das distinções haverá uma atuação da Sinfonietta de Castelo Branco. Para além dos vencedores, serão ainda entregues menções honrosas aos escritores Luís Pimentel, com o livro “Tão Logo a tela escurece”; Carlos Nuno Granja, com “as Entranhas da alma proscrita”; José Manuel Jaén Bernuz, com a obra “Cuando seamos viento”; e Rubiel G. Labarta, com “Canción de posguerra”.

Como referiu ao nosso jornal, José Pires, presidente da Freguesia de Castelo Branco, aquando do anúncio dos vencedores, “a edição deste ano ultrapassou as expetativas. Depois de um período marcado pela pandemia, poderemos dizer que o Prémio Internacional de Poesia António Salvado – Cidade de Castelo Branco foi muito além daquilo que esperávamos para esta edição”.

A terceira edição do Prémio Internacional de Poesia António Salvado – Cidade de Castelo Branco 2022 registou um número de candidaturas recorde. No total participaram mil poetas/escritores, tendo sido selecionados 500 poemários.

Participaram poetas e escritores de Portugal, Suécia, Inglaterra, França, Espanha, Itália, Estados Unidos, Brasil, Argentina, México, Chile, Venezuela, Cuba, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde”.

O prémio é também uma homenagem a António Salvado, um dos grandes poetas portugueses contemporâneos que nos deixou a 5 de março, aos 87 anos.

PROGRAMA O Roiz III Música e Poesia inicia-se na noite de 21 de julho, no Miradouro de S. Gens, junto ao castelo medieval da cidade. “Luar de Julho – De Eugénio a António” é o nome do primeiro momento, o qual integra a atuação do de Francisco Martins (acordeão), e a leitura de poemas de Eugénio de Andrade, Rubiel Labarta, Carlos Nuno Granja, J.M. Jaén Bernuz, Luís Pimentel, Ramón García Mateos, José Jorge Letria e António Salvado, através do grupo Váatão.

No sábado de manhã, pelas 10H30, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, decorre outro dos momentos altos do Roiz. “À sombra das palavras ditas” é o nome deste segundo momento (leitura de poemas) que decorrerá junto à “figueira de Eugénio”. São convidados poetas como Alfredo Alencart, Afonso Carrega, António Mil Homens, Carlos Nuno Granja, Carlos D’Abreu, Enrique Cabero, Gonçalo Salvado, Joaquim Cardoso Dias, João Sousa Teixeira, José Alencart, José María Muñoz Quirós, Leocádia Regalo, Manuel Barata, Manuel Costa Alves, Paulo Samuel, Ramón García Mateos ou Vitor Gil.

O terceiro momento será a entrega dos prémios, às 16H00, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco.

De referir que o Roiz Música e Poesia é um dos momentos marcantes dedicados à poesia na cidade albicastrense.

COMENTÁRIOS

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.