Com o objetivo de comemorar o Dia Ibero-Americano, celebrado oficialmente a 19 de julho, é assinalada pela primeira vez em Cabo Verde a Semana Ibero-Americana com várias atividades culturais que arrancam hoje na cidade da Praia e vão até o dia 22 de julho.
Segundo nota da Embaixada de Espanha em Cabo Verde, esta iniciativa visa promover os laços culturais entre os diferentes países ibero-americanos e o evento é realizado com a colaboração das Embaixadas de Portugal, Brasil e Cuba, com o Consulado Honorário de Colômbia, a Representação em Cabo Verde da FUCAEX (Fundación Canaria de Acción Exterior), a Fundação FUNIBER (Fundação Universitária Ibero-Americana) e a Associação latino-americano em Cabo Verde. Além disso, a semana coincide com o início da Presidência da Espanha do Conselho da União Europeia.
As atividades começam com a realização de uma conferencia magistral “A articulação do mundo de línguas portuguesa e espanhola: a iberofonia”. Já amanhã, dia 19, será a vez de um concerto da cantora cabo-verdiana Tete Alhinho, no Centro Cultural Português.
Na quinta-feira, uma exposição de litografias do conceituado artista espanhol Joan Miró (1893-1983), um dos grandes nomes da pintura do século XX, será inaugurada na sede da FUCAEX (Fundación Canaria de Acción Exterior). Já na sexta-feira, dia 21, é a vez de uma tertúlia literária, com o escritor Daniel Medina e membros da Académia de Arte de Cabo Verde.
As atividades chegam ao fim com uma tarde cultural no sábado 22, a partir das 14h, no espaço Alkimist, no largo da Kebra Kanela.
Ao longo da semana, acontece na Rua Pedonal, no Plateau, uma exposição fotográfica.
Segundo a mesma nota, “a entrada nas atividades é livre e gratuita, sem necessidade de inscrição prévia (exceto para o concerto).”
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.