As últimas horas, soube a Inforpress junto de fonte federativa, estão a ser marcados pela receção dos atletas provenientes da diáspora no aeroporto e instalação no hotel que vai acolher os selecionáveis para a inédita aparição de Cabo Verde no Mundial, a ser disputado em Agosto/Setembro no Japão, Indonésia e nas Filipinas.
O primeiro dia dos trabalhos oficiais, segundo o selecionador Emanuel “Mané” Trovoada, vai ser dedicado para os testes médicos e físicos, seguidos de treinos bidiários no pavilhão desportivo Vává Duarte.
O selecionador já avançou que dada à fisionomia das equipas adversárias de Cabo Verde na fase de grupo, Georgia e Eslovénia, marcadas sobretudo por jogadores bastante rápidos e possantes e, Venezuela, com jogadas características, obriga a equipa técnica a desenvolver um trabalho específico complementar para contrariar os opositores.
A convocatória foi baseada nos atletas que após e durante o Afrobasket têm feito esta caminhada rumo ao Campeonato do Mundo, dentro das ideias da equipa técnica, uma vez que as partes caminharam juntos durante estas janelas da competição.
A sessão de treinos passa ainda por jogos treinos, a partir de 03 de Agosto em países como a Itália, a França e os EUA.
Por isto, a lista dos pré-convocados vai ser avaliada durante os dias de estágio na Cidade da Praia para que, antes da partida, a equipa técnica tenha uma base dos 14 jogadores convocados para o torneio, estágios e para a inédita participação de Cabo Verde no Campeonato do Mundo da modalidade.
A seleção cabo-verdiana de basquetebol sénior masculina fará a sua estreia absoluta no Mundial da FIBA a 26 de Agosto próximo, ante a equipa nacional da Geórgia, em partida a ser disputada na Okinawa Arena, no Japão.
A Geórgia ocupa atualmete o 32º lugar no ranking da FIBA e Cabo Verde o 64º posto.
De acordo com a calendarização divulgada pela organização do XIX Campeonato do Mundo de basquetebol, Cabo Verde volta a competir a 28 do mesmo mês, desta feita, frente à sua congénere dos sul-americanos da Venezuela (17º ranking Mundial) para a segunda jornada e termina a sua participação na fase de grupo, a 30 do corrente, ante à Eslovénia (sétimo do ranking mundial).
O orçamento da seleção de basquetebol de Cabo Verde para o Campeonato do Mundo, a ser disputado de 25 de Agosto a 10 de Setembro no Japão, na Indonésia e nas Filipinas, está avaliado em 60 mil contos.
Lista dos pré-convocados:
Bases: Wil Tavares (Balkan, Bulgária), Shane da Rosa (Piratas, EUA), Jeft Xavier (EUA), Amin Delgado (Espanha), Hugo Correia e Silva.
Extremos: Fidel Mendonça (Prédio, Cabo Verde), Ivan Almeida (Benfica, Portugal), Joel Almeida (CAP, Camarões), Patrick Mendes “Puto” (Almeria, Espanha), Anderson Correia, Petro de Luanda, Angola), Patrick Spencer “Giannis” (Zentro Basket Madrid, Espanha).
Posições Quatro e Cinco: Walter Tavares “Edy” (Real Madrid, Espanha), Kevin Gomes Kevon (Porto, Portugal), Keneth Mendes, João “Betinho” Gomes (Benfica Portugal), Kevin Koronel (Mans, França), Amarilson Lopes (Maguei, (Socuellamos, Espanha), Victor Andrade (Pato Basket, Brasil), Ailton Marques (Club Baloncesto Clavijo, Espanha).
Inforpress
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.