Depois da última edição em 2018 e de um interregno de 4 anos devido à pandemia da covid-19, o Luxemburgo acolhe neste fim de semana a 7.ª edição do Weekend Capverdien, “o maior evento da cultura cabo-verdiana” neste país europeu.
O evento é uma iniciativa da Associação Veteranos do Norte de Luxemburgo, em parceria com a Câmara Municipal de Ettelbruck, e está orçado em cerca de 60 mil euros (6.614 mil escudos).
Segundo Amilton Fonseca, da Associação Veteranos do Norte de Luxemburgo, a organização está a apostar fortemente no regresso deste evento que é esperado por toda a comunidade cabo-verdiana radicada no Luxemburgo e não só. “A expectativa é alta e com o investimento esperamos que seja uma grande retoma.”
“Temos música com vários artistas cabo-verdianos, exposição de artesanato com artesãos de Cabo Verde e locais, gastronomia onde vamos apresentar todos os pratos tradicionais do arquipélago, principalmente a cachupa. Danças tradicionais com desfile de colá Son Jon e de carnaval com o grupo Montsu Lux”, diz e realça que é um momento de congregação para toda a comunidade radicada no Luxemburgo.
A sétima edição do Weekend Capverdien arranca na próxima sexta-feira, 14, por volta das 18h30 (hora local) com uma conferência denominada “Investir com inteligência de uma forma a construir um futuro junto”, que vai contar com a presença de patrocinadores e entidades oficiais, entre os quais o presidente da Câmara da cidade da Praia, Francisco Carvalho, o presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, o administrador executivo do Banco Caboverdiano de Negócios (BCN), Carlitos Fortes, e o sócio gerente da imobiliária AMICV, Francisco Delgado.
Os artistas Dudu Araújo, Jenifer Solidade, Carlos Matos, Batucadeiras Amizade e Inass Fortes vão animar o primeiro dia do evento.
Na programação do sábado (dia 15), constam um desfile de colá Son Jon e de carnaval com o grupo Montsu Lux, bem como atuação de DeLux Band, Kino Cabral, Tha Real Vibe, Dina Medina, Bulimundo, Luís Monteiro e Dj Anibal.
No domingo, último dia do certame, sobem ao palco os artistas Steffy Lima, Badman Milly, Anísio Rodrigues e Jay Moreira.
Os bilhetes encontram-se à venda no norte, centro e sul do Luxemburgo. “A expectativa é ter no mínimo 3 mil pessoas no primeiro dia do evento.”
A Associação Veteranos do Norte de Luxemburgo foi criada há cerca de 15 anos e atualmente conta com mais de cem membros. “É uma das maiores do Luxemburgo, sem dúvida”, diz Amilton Fonseca.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.