Taxa de mortalidade infantil em Portugal é a quarta mais baixa da UE, como diz deputado do PS?

“O senhor deputado trouxe a cartilha, mas não fez o trabalho de casa, porque à semelhança do que vem acontecendo nos últimos debates, o grande argumento que o PSD traz é o número de cidadãos sem médico de família (…) O deputado ignora que Portugal é o quarto país da União Europeia onde a taxa de mortalidade infantil é a mais baixa? Aquela que nos últimos 30 anos mais desceu?”, lamentou o deputado socialista Luís Soares, em resposta ao líder do Grupo Parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento. Terá razão?

Não. Dados do Eurostat, serviço de estatística da União Europeia, mostram que a taxa de mortalidade infantil se cifrou nos 2,4% em 2021. No ano passado, confirmou a Direção-Geral da Saúde (DGS), este indicador sofreu um ligeiro aumento, com 217 mortes de crianças até um ano. Ainda assim, este valor é dos “mais baixos desde 1960”.

“Em 2022, observou-se um aumento do número de óbitos infantis, no entanto acompanhado do aumento do número de nascimentos (nados vivos), motivo pelo qual deve ser tida em conta a taxa de mortalidade infantil. Assim, e de acordo com o INE, observou-se um aumento da taxa de mortalidade infantil de 2,40 para 2,59 óbitos por 1.000 nados vivos. Há 10 anos que a taxa de mortalidade infantil ronda os três óbitos por 1000 nados vivos (em 2013 era de 2,94 óbitos por 1.000 nados vivos)”, notou a DGS em resposta enviada à agência “Lusa”.

É a própria DGS, aliás, quem confirma a posição de Portugal no ranking da UE: “Em 2021 (último ano com dados disponíveis no Eurostat), dos 27 países da UE, Portugal ocupava a 9.ª posição com a TMI [Taxa de Mortalidade Infantil] mais baixa (2,4 óbitos por 1000 nados-vivos).”

Acima de Portugal, ou seja, com taxas menores, ficaram a Itália, a República Checa, a Estónia, a Noruega, a Eslovénia, a Finlândia, a Suécia e Montenegro (com uma taxa recorde de mortalidade infantil de 1,4%).

___________________________

Avaliação do Polígrafo:

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.