Portugal: UECL promove arraial para comemorar o dia da independência com balanço positivo – presidente

À Inforpress, o presidente da UECL, Edson da Veiga, disse hoje que o arraial, que teve lugar na Igreja Paroquial de Alfornelos, contou com arte, música, jogos tradicionais, comidas tradicionais e um debate sobre “Passado, presente e futuro de Cabo Verde” e foi um “sucesso”.

“Tivemos uma excelente adesão, foi uma festa mesmo de Cabo Verde (…). Foi bastante bom e o feedback foi positivo. A ideia é fazer anualmente e a partir do próximo ano, talvez fazer uma equipa com todas as pessoas que queiram apoiar e tornar algo regular a realizar aqui em Lisboa”, frisou.

De acordo com o mesmo, o debate sobre “Passado, presente e futuro de Cabo Verde” teve como oradores, José L. Hopffer Almada, Andredina Cardoso e Eveline Almeida, e contou com a presença do embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro.

“É difícil falarmos da independência sem pensar no futuro. O objectivo foi de conhecer o passado para entender o presente e ser possível projectar o futuro. Quisemos conjugar essa ideia, juntamente com a ideia de gerações, por isso é que fizemos um painel geracional com pessoas de diferentes faixas etárias para darem a sua visão de Cabo Verde”, explicou.

Edson da Veiga esclareceu que a associação que dirige já tinha a vontade de fazer algo para comemorar 05 de Julho, porque para quem está fora do país “é a data mais importante de Cabo Verde”, por isso, quiseram juntar os cabo-verdianos em Lisboa, em um único lugar para “celebrar Cabo Verde” e “unir os cabo-verdianos”, mostrar a cultura e a arte do arquipélago.

A União de Estudantes Cabo-verdianos em Lisboa foi criada a 22 de Outubro de 1998.

Inforpress

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.